O vice-presidente da Federação Sérvia de Futebol disse hoje que os embates com o “velho conhecido” Portugal, na fase de apuramento para o Campeonato do Mundo do Qatar, serão “fortes e incertos”, ambicionando a qualificação direta.
Tal como o selecionador português Fernando Santos, também o vice-presidente sérvio reagiu ao sorteio realizado hoje em Zurique, na Suíça, que colocou a Sérvia e Portugal no grupo A, juntamente com a República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão.
“Estamos satisfeitos com o sorteio e queremos o apuramento direto para o Campeonato do Mundo. Portugal é um velho conhecido nosso, já tivemos a oportunidade de nos encontrarmos nas eliminatórias [para o Euro2020]. Certamente, duas partidas fortes, muito incertas e interessantes aguardam-nos de novo”, referiu Marko Pantelić, citado pelo site da federação daquele país dos Balcãs.
Sobre os outros adversários da ‘poule’, o dirigente refere que a República da Irlanda “tem o seu próprio estilo reconhecível, que vem defendendo há décadas”, enquanto o Luxemburgo "conhece bem" e, foi, tal como Portugal, “um rival na qualificação para o Campeonato da Europa”.
Já o Azerbaijão, é um oponente "que não joga há muito tempo, mas será para alcançar o melhor resultado”, num grupo que considera a Sérvia e Portugal os favoritos a garantir a qualificação.
No sorteio de hoje, as 55 seleções foram distribuídas em seis potes e sorteadas em cinco grupos com seis equipas cada e em outros cinco com cinco seleções.
O vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs' de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para o Mundial2022 ou para os ‘play-offs'.
Destas 12 equipas presentes nos ‘play-offs', que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no Mundial2022. A qualificação decorrerá entre março e novembro de 2021.
O Mundial no Qatar decorrerá fora do habitual período entre junho e julho, devido ao forte calor naquele país, com a competição de 2022 a estar prevista para as datas entre 21 de novembro e 18 de dezembro.
Portugal esteve em sete Campeonatos do Mundo, competição em que marca presença de forma consecutiva desde 2002, na Coreia do Sul e Japão, e depois na Alemanha (2006), África do Sul (2010), Brasil (2014) e Rússia (2018).
Comentários