
O Aston Villa confirmou a contratação do promissor atacante Zépiqueno Redmond, de 18 anos, apenas e chegou ao clube neerlandês proveniente do Ajax, após o final de contrato com o Feyenood.
O portal inglês 'The Athletic', detalha que Zépiqueno marcou presença em Birmingham na semana passada, acompanhado pelos seus representantes e ficou tudo alinhavado no que diz respeito ao acordo. O avançado irá reforçar o Aston Villa, emblema que já tem garantido um lugar nas competições europeias do próximo ano; irá jogar a Liga Europa.
Mas de onde vem este nome, Zépiqueno Redmond?
Nasceu nos Países Baixos e é filho de pais com origem no Suriname, antigo colónia da Holanda até 1975. Zépiqueno foi 'batizado' devido ao nome de uma das personagens principais do filme brasileiro Cidade de Deus; um dos grandes sucessos brasileiros e conheceu sucesso além fronteiras, tendo sido na altura, em 2002, nomeado para os óscares em quatro categorias.
"Os meus pais viram o filme e deram-me esse nome 'Zépiqueno' por causa dele. O personagem é mau da fita, mas gostei", relatou o atacante, pouco depois da estreia pelo Feyenoord, em 2014. A contratação do avançado é vista como uma forma de colmatar a saída de Jhon Dúran, que deixou o clube em janeiro. À semelhança da habitual política de contratações do clube, que procura jogadores jovens e com potencial, o clube analisa também a contratação do médio Sverre Nypan, que dado nas vistas no Rosenborg,
O jovem talento, que sai agora de terras neerlandesas, tem esse de perfil, já que Redmond já é internacional nos escalões mais jovem e é um ativo a ser valorizado pelo treinador Unai Emery.
O Zé Pequeno do futebol
O filme teve um enorme impacto nos jovens brasileiros, e não só, que ficaram marcados pela personagem interpretada por Leandro Firmino. O filme, dirigido pelo realizador Fernando Meireles encantou os pais que registaram o filho como Zépiqueno Redmond. A estreia, pelo Feyenood, deu-se no embate frente ao Almere City, em duelo da Eredivisie. Somou 9 jogos e dois golos pela equipa principal, depois de vários anos nas camadas jovens.
Os pais nasceram no Suriname, país que faz fronteira com o norte do Brasil. Frank Rijkaard, Patrick Kluivert, Clarence Seedorf e Edgar Davids são alguns dos craques que brilharam com a camisola laranja e que têm origem no país. Foi no domingo que o dianteiro deu os primeiros passos como jogador profissional. "Acho que correu bem, ainda é o começo e terei que aceitar (jogar pouco).
O nome fez com que se tornasse um fenómeno viral nas redes sociais, sendo que as mensagens entupiram-se a caixa de mensagem, e o jovem atacante precisou de google translator para as conseguir entender. Zé Pequeno e Zépiqueno só têm semelhanças no nome e o jovem atleta promete ser um caso sério em Inglaterra, caso lhe seja permitido crescer. O mesmo não aconteceu com a personagem Zé Pequeno do filme Cidade de Deus.
Comentários