O Primeiro-Ministro britânico Keir Starmer apelou para que o Projeto da Lei de Governança do Futebol seja aprovado na lei inglesa o mais rápido possível, isto devido ao regresso da ameaça de uma Superliga Europeia dissidente.

A promotora A22 entrou em contacto com a UEFA e a FIFA, os órgãos que regem o futebol europeu e mundial, respetivamente, por forma a conseguir reconhecimento oficial para uma nova competição chamada 'Liga Unify'; esta proposta deve ser composta por quatro ligas, e com um total de 96 equipas envolvidas.

Fervoroso adepto do Arsenal, Starmer, está ansioso para evitar qualquer envolvimento dos clubes da Premier League numa possível dissidência, tal como esteve para acontecer em 2021 com o surgimento da SuperLiga Europeia, garantindo a rápida introdução da Lei de Governança do Futebol.

O projeto-lei criará um regulador independente de futebol para os cinco principais escalões do futebol masculino em Inglaterra.

"Ouviram-no dizer anteriormente que, sob o seu governo, não haverá uma dissidência ao estilo da Superliga no futebol inglês. Como parte do fortalecimento do Projeto de Lei de Governança do Futebol, o regulador será capaz de impedir que os clubes ingleses se juntem a futuras competições dissidentes, levando em consideração fatores como sustentabilidade, herança e justiça." disse o porta-voz oficial do Primeiro-Ministro esta quarta-feira.

"Obviamente, queremos ver o Projeto de Lei a ser aprovado no Parlamento o mais rápido possível, para que o regulador tenha poderes para impedir esses tipos de competições dissidentes, mas também para implementar as outras reformas importantes na pirâmide do futebol inglês que o Projeto de Lei se propõe a realizar", acrescentou.