O empate a zero entre Manchester City e Arsenal no passado domingo no Etihad deixou o Liverpool na liderança isolada do campeonato, e uma corrida pelo título da Premier League ainda mais equilibrada. Os 'reds' lideram quando ainda faltam nove jornadas, isto depois de terem batido em casa o Brighton por 2-1.

Jurgen Klopp continua a caminho de um grande final de percurso em Anfield Road, tendo aproveitaram o empate entre os outros dois rivais. Os 'reds' têm o conforto relativo de receber o último colocado Sheffield United durante a semana, isto antes de visitar o Manchester United no próximo fim de semana, poucas semanas depois do emocionante embate entre as duas equipas para a Taça de Inglaterra.

Um derbi local contra o Everton também pode ser complicado, isto para além dos embates com Tottenham e Aston Villa, duas equipas a lutar pelo acesso à Liga dos Campeões.

A viagem do Arsenal para o Manchester City pode não ter correspondido às expectativas, mas um empate em 0 a 0 no Etihad deixa uma corrida pelo título da Premier League ainda mais equilibrada.

O Liverpool é o novo líder com nove jogos restantes depois de se recuperar de um gol sofrido contra o Brighton logo aos 85 segundos para vencer por 2 a 1 no domingo.

A AFP Sports analisa onde cada um dos concorrentes está e como suas corridas finais se comparam.

Liverpool - 67 pontos Jurgen Klopp continua no caminho para um final de conto de fadas em sua passagem pelo Anfield, já que os Reds aproveitaram os pontos perdidos pelos rivais no título.

O Liverpool teve que trabalhar contra o Brighton, já que um dos concorrentes para suceder Klopp, Roberto De Zerbi, causou muitos problemas ao alemão mais uma vez.

Mas pela primeira vez em cinco confrontos, Klopp levou a melhor sobre o italiano, graças aos gols de Luis Diaz e Mohamed Salah.

Os Reds têm o conforto relativo de receber o último colocado Sheffield United durante a semana antes de sua reta final se intensificar com outra visita ao Manchester United no próximo fim de semana.

Apenas três semanas atrás, a busca do Liverpool por um quádruplo foi encerrada de forma emocionante em Old Trafford, já que o United venceu por 4 a 3 na prorrogação, nas quartas de final da Copa da Inglaterra.

Um derby local fora de casa contra o Everton também pode ser complicado, enquanto enfrentam o Tottenham e o Aston Villa, brigando pela Liga dos Campeões, em dois dos seus últimos três jogos.

O que falta jogar ao Liverpool:

4 de abril: Sheffield United (Casa)

7 de abril: Manchester United (Fora)

14 de abril: Crystal Palace (Casa)

20 de abril: Fulham (Fora)

24 de abril: Everton (Fora)

27 de abril: West Ham (Fora)

4 de maio: Tottenham (Casa)

11 de maio: Aston Villa (Fora)

19 de maio: Wolves (Casa)

Já o Arsenal viu a sua série de oito vitórias terminada no Etihad, mas um ponto ainda foi suficiente para mostrar os grandes avanços que a equipa de Mikel Arteta fez nos últimos 12 meses. Há um ano, o Arsenal foi massacrado por 4-1 fora de casa pelo City, e que levou posteriormente à perda do campeonato para os comandados de Guardiola

Os 'gunners' recebem o Lutton na próxima quarta-feira, mas uma série de jogos difíceis fora de casa espera a equipa londrina, com deslocações a casa de Tottenham, Manchester United, Brighton e Wolves.

O que falta jogar ao Arsenal:

3 de abril: Luton (Casa)

6 de abril: Brighton (Fora)

14 de abril: Aston Villa (Casa)

20 de abril: Wolves (Fora)

23 de abril: Chelsea (Casa)

28 de abril: Tottenham (Fora)

4 de maio: Bournemouth (Casa)

11 de maio: Manchester United (Fora)

19 de abril: Everton (Casa)

Finalmente o Manchester City procura alcançar o feito histórico de se tornar a primeira equipa inglesa a sagrar-se campeã nacional por quatro vezes consecutivas. Mas Pep Guardiola admitiu que sua equipa agora é a terceira favorita, já que precisa de 'ajudas' tanto do Liverpool, como do Arsenal na reta final.

Os atuais campeões recebem o Aston Villa, atual quarto classificado, na próxima quarta-feira. Até final os 'cityzens' terão ainda encontros importantes diante de Tottenham, Manchester United e Brighton, que poderão ser decisivos nas aspirações do City na luta pelo 'tetra'.

O que falta jogar ao Manchester City:

3 de abril: Aston Villa (Casa)

6 de abril: Crystal Palace (Fora)

13 de abril: Luton (Casa)

25 de abril: Brighton (Fora)

28 de abril: Nottingham Forest (Fora)

4 de maio: Wolves (Casa)

11 de maio: Fulham (Fora)

19 de maio: West Ham (Casa)

A ser confirmado: Tottenham (Fora)

4 de abril: Sheffield United (Casa)

7 de abril: Manchester United (Fora)

14 de abril: Crystal Palace (Casa)

20 de abril: Fulham (Fora)

24 de abril: Everton (Fora)

27 de abril: West Ham (Fora)

4 de maio: Tottenham (Casa)

11 de maio: Aston Villa (Fora)

19 de maio: Wolves (Casa)