Os jogadores da Premier League vão ser obrigados a usarem máscaras, quando voltarem aos treinos. Esta é uma das muitas regras de um documento chamado 'Project Restart', que o ' Daily Mirror' teve acesso, e que será discutido, esta sexta-feira, na reunião entre os clubes da Liga Inglesa.

As propostas foram elaboradas por Richard Garlick, diretor de futebol da Premier League, mas o regresso aos jogos só deverá acontecer após indicação positiva por parte das autoridades sanitárias do país.

O plano para o regresso do futebol na Premier League inclui testes a todos os jogadores, 48 horas antes do início dos treinos. Os atletas serão testados quanto a possíveis problemas respiratórios associados a COVID-19
A proposta, diz o 'Daily Mirror', inclui ainda as seguintes regras:

- Todas as bolas de futebol, unidades de GPS, cones, bandeirolas, ferros das balizas e outros equipamentos, serão desifetados pelo pessoal que usa equipamento de proteção individual [EPI], antes e depois de serem usados.

- Os jogadores terão sempre de usar máscaras

- Os carros terão de ser estacionados com três espaços de distância

- Não haverá massagens, a não ser aquelas aprovadas pelo staff médico do clube

- Os fluidos [águas, bebidas energéticas] deverão ser deixados nos pontos de recolha designados

- Inicialmente, apenas cinco jogadores por grupo de treino

- Jogadores receberão horários designados e 15 minutos para se prepararem

- Treinos de 75 minutos,  em pequenos grupos

- 15 minutos de recuperação

- Jogadores e funcionários estão proibidos de cuspir para o campo de treinos.

Os clubes também irão receber indicações para testar jogadores e dirigentes, pelo menos duas vezes por semana, sujeitas à aprovação do governo.

As propostas foram elaboradas pelo médico Mark Gillett, consultor médico da Premier League, após uma estreita consulta com outras ligas europeias, incluindo a Bundesliga alemã e La Liga de Espanha.