![Problemas dentários afetam jogadores da Premier League](/assets/img/blank.png)
Fatores como problemas musculares ou motivacionais são frequentemente apontados como razões para o desempenho menos positivo dos futebolistas de elite, mas em Inglaterra há quem garanta que o problema está muitas vezes…nos dentes.
Um estudo da University College London, publicado no 'British Journal of Sports Medicine', que tem como foco oito clubes em Inglaterra e País de Gales, revela que quase quatro em cada dez jogadores têm cáries dentárias, o que pode afetar o seu desempenho desportivo.
Ian Needleman, um dos professores responsáveis pelo estudo, explica à BBC News: "Estas são pessoas que costumam investir muito em si próprias, portanto esta é uma descoberta surpreendente".
"Para alguns o efeito é catastrófico. Têm abcessos muito graves, que os impedem de jogar ou treinar. Outros sentem dores que afetam o tempo de sono ou causam hipersensibilidade sempre que bebem alguma coisa", acrescenta o professor.
De acordo com o estudo, um dos fatores que mais afetam os dentes dos atletas de elite é o consumo de alimentos com níveis excessivos de açúcar, que causam o apodrecimento e a erosão nos dentes. A inspiração de grandes quantidades de ar através da boca durante os treinos faz ainda com que a boca seque mais rapidamente, retirando a proteção concedida pela saliva.
Segundo Needleman, porém, os clubes têm procurado transmitir aos jogadores a importância dos cuidados dentários adequados.
Comentários