Joshua Zirkzee não voltará a jogar esta época. A confirmação foi dada, esta quarta-feira, por Ruben Amorim, que lamentou a perda do avançado neerlandês na antevisão à decisiva receção ao Lyon, a contar para os quartos de final da Liga Europa.

"Terminou a temporada. Vamos prepará-lo para a próxima. É difícil parar, estava a melhorar, mas faz parte", referiu o técnico português, visivelmente resignado com a lesão contraída na derrota por 4-1 frente ao Newcastle.

Na época de estreia ao serviço do Manchester United, Zirkzee, de 23 anos, somou sete golos e duas assistências em 48 jogos realizados. A sua evolução vinha sendo uma das notas positivas numa temporada marcada por altos e baixos dos ‘red devils’, que atualmente ocupam o 14.º lugar da Premier League.

A gestão do plantel torna-se, por isso, ainda mais desafiante para Ruben Amorim, que também comentou o regresso de André Onana à titularidade, após a ausência em Newcastle. O guardião camaronês, alvo de críticas em várias fases da temporada, volta a merecer a confiança do treinador:
"Ele vai jogar. Como treinador e ex-jogador procuro agir de forma a ajudar a lidar com a situação. Além de gerir os jogadores fisicamente, também precisamos de ajudar na perspetiva psicológica. Em todo o caso, o Onana precisa de voltar a competir."

Nas contas para o embate com o Lyon — marcado para esta quinta-feira, às 20h, em Old Trafford — há também novidades no boletim clínico. De Ligt está de volta ao eixo da defesa, mas Ayden Heaven junta-se à já longa lista de indisponíveis, composta por Toby Collyer, Amad Diallo, Lisandro Martínez e Jonny Evans.

Num momento em que o United tenta salvar a época com um percurso europeu digno, a visita do Lyon de Paulo Fonseca representa um teste crucial às ambições de uma equipa em reconstrução e de um treinador determinado a deixar a sua marca em Inglaterra.