O Gil Vicente recebe hoje o Famalicão, em jogo do fecho da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, o segundo de dois duelos do Minho, após o Sporting de Braga-Vitória de Guimarães (0-0).

A 22.ª jornada, marcada pelo luto pela morte, no sábado, de Pinto da Costa, presidente do FC Porto durante 42 anos, até 2024, termina hoje pelas 20:15 em Barcelos, onde o Gil, 14.º classificado com 22 pontos, recebe o Famalicão, 11.º com 25.

A equipa da casa chega a este duelo minhoto numa senda de três derrotas consecutivas para o campeonato, que os aproximou dos lugares de descida, tendo marcado apenas um golo nesses encontros.

A piorar, o treinador Bruno Pinheiro não poderá ainda contar com Yaya Sithole, Buatu e Pablo, por lesão, além do ponta de lança Jorge Aguirre, expulso no último encontro.

Do lado do ‘Fama’, o registo recente é contraditório, uma vez que somam apenas uma derrota, ante o Benfica (4-0), mas também uma única vitória, com o Boavista (2-0), nas últimas cinco rondas da I Liga.

Uma vitória famalicense ‘empurraria’ a equipa orientada por Hugo Oliveira para o nono lugar, numa partida em que não contará com o defesa Mihaj.

O líder da I Liga portuguesa, o campeão em título Sporting, empatou na receção ao Arouca (2-2), no sábado, permitindo a aproximação do Benfica, segundo a dois pontos, após a vitória ‘encarnada’ em casa do Santa Clara (1-0), enquanto o FC Porto, de luto pela perda do ex-presidente, foi domingo a casa do Farense vencer por 1-0.

Programa da 22.ª jornada:

- Sexta-feira, 14 fev:

Boavista - Estrela da Amadora, 0-1.

- Sábado, 15 fev:

Moreirense - Casa Pia, 3-2.

Nacional - Estoril Praia, 2-2.

Santa Clara – Benfica, 0-1.

Sporting – Arouca, 2-2.

- Domingo, 16 fev:

Rio Ave – AVS, 1-1.

Farense - FC Porto, 0-1.

Vitória de Guimarães - Sporting de Braga, 0-0.

- Segunda-feira, 17 fev:

Gil Vicente – Famalicão, 20:15.