A seis jornadas do fim, não é só no topo da tabela que nos aproximamos das grandes decisões. Comumente esquecidos pelo seu afastamento dos lugares cimeiros da tabela, há um grupo de equipas que joga outro campeonato, o do fundo da tabela.

Se no topo é o Sporting quem parte em (clara) vantagem para a reta final do campeonato, na cauda da I Liga o Chaves é, neste momento, o clube que vive maiores dificuldades e cujo futuro parece mais sombrio.

Chaves, 18.º (19 pontos)

Chaves
Chaves créditos: © 2024 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Senão vejamos: Com apenas 19 pontos em 81 possíveis, os transmontanos ocupam atualmente a última posição da tabela classificativa. Em 27 jogos venceram apenas 4, empataram 7 e perderam 17 partidas. A última no passado domingo, no Algarve, diante do Portimonense, adversário direto na luta pela manutenção (3-2). Têm 60 golos sofridos e apenas 27 marcados.

O clube flaviense não vence há seis jogos. A última vitória aconteceu diante do Boavista, a 17 de fevereiro. A equipa orientada por Moreno grita por socorro - e bem pode pedir - sobretudo se olharmos para os desafios que tem pela frente até ao último suspiro, a 34.ª jornada.

Com menos dois pontos do que o Vizela, 17.º classificado, e menos 7 do que o Portimonense, 16.º e em lugar de play-off, o Chaves vai encontrar até ao final do campeonato o FC Porto e o Sporting.

O atual lanterna vermelha da liga recebe os dragões no início de Maio, na 32.ª jornada, e fecha o campeonato em Alvalade, provavelmente com o Sporting já campeão. Ou seja, dos seis jogos por disputar, dois prevêem-se de elevada dificuldade. Sobram 4 jogos: Estoril (C), Casa Pia (F) e Famalicão (C) e resta um, que despropositadamente ficou para o fim. Por ser o próximo, mas sobretudo por ser com o Vizela.

Na próxima segunda-feira, às 20h15, o Chaves visita os minhotos, que somam apenas mais dois pontos. Em caso de vitória, os transmontanos mantêm viva o sonho da manutenção, mas caso perca o cenário fica muito, muito complicado.

Vizela, 17.º (21 pontos)

Vizela
Vizela créditos: © 2024 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

A equipa orientada pelo espanhol Ruben de la Barrera, como já vimos, na 17.ª posição, vive igualmente uma situação muito delicada. Com apenas duas vitórias nos últimos oito jogos, diante do Gil Vicente e do Farense, os minhotos só podem encarar a reta final do campeonato como uma montanha verdadeiramente íngreme, embora a tarefa pareça ligeiramente mais facilitada se comparada com a do Chaves.

Para além do embate importantíssimo já na próxima jornada, precisamente frente aos transmontanos, num verdadeiro duelo de aflitos, o Vizela tem ainda de defrontar o SC Braga (F), o Rio Ave (C), o Moreirense (F), o Estrela da Amadora (C) e, por fim, o Boavista, no Bessa.

Portimonense, 16.º (26 pontos)

Portimonense
Portimonense créditos: © 2024 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

No lugar de acesso ao play-off de manutenção na I Liga está o Portimonense, que no passado fim-de-semana logrou um importante triunfo caseiro diante do Chaves, que em sentido inverso mergulhou ainda mais fundo na tabela. A equipa de Paulo Sérgio pôde, no final da partida, respirar um bocadinho. Mas está longe de poder respirar fundo.

Dos seis logos que faltam jogar, a equipa de Portimão sabe que há um de extrema dificuldade - uma visita a Alvalade na antepenúltima jornada do campeonato, no início de Maio. Na próxima jornada, a formação algarvia recebe o Casa Pia. Seguem-se o Famalicão (F), o Moreirense (C), o Sporting (F) e o Rio Ave (C). Na última ronda, há um escaldante dérbi algarvio diante do Farense, no São Luís.

5 pontos separam o 16.º do 9º classificado

Como vimos, o Portimonense ocupa a 16.ª posição com 26 pontos. O Casa Pia, 9.º classificado, soma 31 pontos. Ou seja, apenas mais cinco pontos quando faltam disputar 18. Dá para vislumbrar o quão renhido será o campeonato, não dá?

Com menos 1 ponto que o Casa Pia (31 pontos), na 10.º posição, está o Farense (30 pontos). Depois, pasme-se, há três clubes exatamente com a mesma pontuação: Boavista (11.º), Rio Ave (12.º) e Estoril (13.º) somam, todos eles, 29 pontos. Apenas mais um que o Gil Vicente, 14.º, e mais dois do que o Estrela da Amadora, com 27, que ocupa o último lugar acima da linha de água.

Jogos decisivos para acompanhar

Analisado o posicionamento dos clubes mergulhados na cauda da tabela e antecipada a disputa renhida até ao último suspiro, fizemos um apanhado dos jogos a não perder no palco de todas as decisões.

Como diz o título, a liga dos últimos é isso mesmo: um campeonato dentro do campeonato. Veremos quem será o campeão. Por outras palavras, quem sobrevive à tão temida descida.

Estrela da Amadora-Rio Ave (14/04, 15h30)

Vizela-Chaves (15/04, 20h15)

Portimonense-Rio Ave (fim-de-semana de 12/05)

Vizela-Estrela da Amadora (fim-de-semana de 12/05)

Estrela da Amadora-Gil Vicente (fim-de-semana de 15/05)