A edição 2020/21 da I Liga arranca no próximo dia 20 de setembro, quase dois meses após a conclusão da época 2019/20. Este é um período de paragem mais curto do que o habitual devido a pandemia de COVID-19 que assolou o mundo do desporto, depois de a temporada ter-se prolongado para lá do habitual.
Na temporada que terminou, a I Liga decorreu até ao primeiro fim de semana de março, data após a qual foi suspensa devido à crise sanitária existente com a pandemia do novo coronavírus, e foi retomada no início de junho, mas sem a presença de público.
O sorteio da I Liga será realizado a 28 de agosto, tal como o da II Liga, prova que arranca a 13 de setembro.
De referir que estas datas carecem, ainda, de ratificação por parte da Direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Ainda há muitas incertezas em relação os campeonatos profissionais de Portugal. Para já, 17 equipas sabem que vão participar na edição 2020/21 da Primeira, faltando definir o último participante. O Vitória de Setúbal aguarda por uma decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) depois de o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) se ter considerado incompetente para apreciar a contestação à decisão da Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que recusou a inscrição dos sadinos na I Liga.
Além do Vitória de Setúbal, o CJ da FPF também se declarou incompetente para apreciar os recursos do Casa Pia e Olhanense, da Segunda Liga, devido ao desfecho das competições face à pandemia de COVID-19.
O Vitória de Setúbal, que terminou a edição de 2019/20 da I Liga no 16.º lugar, acima da zona de despromoção, foi impedido de se inscrever nas competições profissionais, depois de a Comissão de Auditoria da LPFP ter reprovado os processos de licenciamento.
Em causa estavam pressupostos financeiros incumpridos: o clube não conseguiu apresentar prova de “inexistência de dívidas a sociedades desportivas”, a “inexistência de dívidas a jogadores, treinadores e funcionários”, assim como “a regularidade da situação contributiva perante a Autoridade Tributária”, segundo a LPFP.
Se os sadinos, que garantiram a manutenção em campo, forem impedidos de disputarem a I Liga, irão cair para o Campeonato de Portugal. O seu lugar na Primeira Liga deverá ser preenchido pelo Portimonense.
Na temporada que terminou, a I Liga decorreu até ao primeiro fim de semana de março, data após a qual foi suspensa devido à crise sanitária existente com a pandemia do novo coronavírus, e foi retomada no início de junho, mas sem a presença de público.
Em 2019/20, o FC Porto conquistou o campeonato, que terminou em 26 de julho, e a Taça de Portugal, disputada em 01 de agosto, enquanto o Benfica venceu a Supertaça, e o Sporting de Braga a Taça da Liga.
Comentários