A queda de Portugal para o 7.º lugar do ranking da UEFA, atrás dos Países Baixos, levou à perda de uma vaga na Liga dos Campeões.

A época começou com essa garantia: para chegar à Liga dos Campeões, só havia - e há - dois caminhos. Ficar em primeiro ou em segundo lugar. O primeiro, sempre se soube, dá acesso direto à prova milionária. O segundo, fruto da tal despromoção, obrigaria à realização de eliminatórias de acesso à maior competição de clubes do mundo.

Contudo, alerta o jornal 'A Bola', o segundo lugar poderá até permitir, na melhor das hipóteses, o acesso direto à Liga dos Campeões. Para isso, basta que a equipa que vença a Liga Europa garanta, em simultâneo, a qualificação para a Champions através do respetivo campeonato.

Assim, há três nomes fortes que podem 'oferecer' o acesso direto ao segundo lugar português. Liverpool, Leverkusen, ou Milan - que têm o apuramento pelo campeonato praticamente garantido.

Também em Itália, relembra o desportivo, Roma ou Atalanta também podem permiti-lo - estão no 5.º e 6.º lugares da Serie A, mas é provável que o 5.º posto também entre diretamente na Liga dos Campeões. Em sentido inverso, caso Marselha ou West Ham vençam a Liga Europa, o 2.º classificado da I Liga Portuguesa teria forçosamente de passar pelas eliminatórias.

Há ainda uma solução, resta saber se mais fácil ou mais difícil: o Benfica vencer a Liga Europa e ocupar ele próprio a vaga na Champions. Palpites?