Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, na antevisão do jogo com o Benfica, da 30.ª ronda da I Liga.

Vencer para carimbar Champions: "O pensamento é ganhar o próximo jogo, como sempre dissemos. Temos de fazer os nossos jogos e se ganharmos, deixamos de fazer as contas do segundo lugar. Limpamos essa luta. É esse o objetivo, sabendo que vamos defrontar um adversário que pode fazer em Alvalade o que nós fizemos na Luz. Vêm bastante confiantes do jogo na Champions. É um dérbi e ambas as equipas têm a obrigação de vencer. Faz parte da cultura dos clubes."

Jogo decisivo nas contas do título? "Vamos ver. Não fazemos contas em relação ao título. Nesta jornada pode ser decisivo, porque, se não ganharmos os jogos todos, é quase impossível ou praticamente impossível ganhar o campeonato, portanto, já aí, tirando o jogo do Benfica-FC Porto, vai ser decisivo, este jogo com o Benfica."

Motivação para o jogo: "Podemos vencer todos os jogos. Só assim é que podemos manter a esperança de sermos campeões. Enquanto for matematicamente possível, a motivação está sempre no máximo. Além disso, eles também estão a lutar por um lugar na equipa. É muito difícil agarrar um lugar nesta equipa, eles obrigam o treinador a fazer rotação. E garantindo a Champions, podemos planear a próxima época cada vez com mais certezas. Tem um grande impacto para nós. Para o adversário, em termos financeiros pode não ter tanto impacto. Mas para nós é essencial. Não há maior motivação que essa. E é um dérbi, a motivação está sempre em alta."

Homenagem a Mathieu: "Tem um significado especial para o jogador e para os adeptos, ele era um dos preferidos. Para mim foi um prazer trabalhar com ele. Teve o azar de ter a lesão e o Sporting teve esta atenção [da homenagem], porque não nos despedimos claramente do Mathieu. Sabendo que o foco vai estar no jogo. Mas acho um bonito gesto, estávamos dever essa despedida ao Mathieu."

Que Benfica espera? "Temos observado um Benfica que é muito forte, nomeadamente, na Liga dos Campeões, e depois tem alguns percalços no campeonato. Não sei bem o que esperar. Agora, eles têm jogadores de grande qualidade que podem decidir jogos, que jogam muito bem em jogos grandes. Espero um Benfica, obviamente, de grande qualidade, e nós vamos dar resposta a isso. Também gostamos desses jogos. Tivemos uma sequência completamente diferente da que tivemos no ano passado, com sequências de dois jogos de Liga dos Campeões, Taça de Portugal, ainda vamos ter um jogo com o FC Porto, portanto, a equipa cresceu muito. Cresce com estes jogos. Nós gostamos, jogamos em casa e eu espero um Benfica muito motivado, a seguir ao jogo de quarta-feira, mas nós temos a obrigação de vencer e é isso que vamos tentar fazer."

Mudanças em relação ao jogo da 1.ª volta: "É um crescimento natural da equipa e já fizemos, há pouco, a comparação com o ano passado: tínhamos pontos de avanço para sermos campeões e eu não sentia que era tão claro que podíamos vencer todos os jogos, porque a equipa era algo irregular, defendíamos muito em baixo, às vezes. Mesmo em jogos em casa, com equipas que não eram tão fortes, tínhamos dificuldades. Eu, agora, acredito que a equipa está mais dominante, consegue controlar melhor o jogo, e daí aumentar a responsabilidade. Portanto, é esse o caminho. O que esperamos é ter um Sporting que seja sempre favorito, em qualquer jogo. Não sei o que mudou, a equipa é melhor, está melhor classificada do que o Benfica, vem de uma série de vitórias seguidas no campeonato, e depois tudo isso tem influência. Lembro-me também de que, na altura, perdemos dois jogadores influentes. Apareceram outros, talvez isso tenha alguma influência, não sei. O que aconteceu é que mudou o momento da equipas. O Sporting vive um momento bom, mas, lá está: antigamente, quando era mais jovem dizia-se sempre que a pior equipa ganhava os dérbis. Eu não acredito nisso e, portanto, acredito que o Sporting vai voltar a vencer o dérbi."

Slimani vai voltar? "Sim, o Slimani é mais uma opção. Poderá começar no banco, poderá começar a titular, mas teve uma semana de acordo com a exigência do grupo e principalmente do jogador que ele é. É mais uma opção e a equipa fica mais forte com o Slimani."

Sporting é favorito?  "Não. Já disse que o Benfica pode fazer o mesmo que o Sporting fez em Alvalade [vencer claramente]. Tenho é uma grande convicção nos meus jogadores, acredito que podemos vencer todos os jogos. Também é um sinal de segurança que tenho da parte deles, da forma como jogam. No ano passado tínhamos 10 pontos de avanço em algumas fases, nesta fase acho que tínhamos seis, já não me lembro bem, mas não tinha mesma segurança que poderíamos ganhar todos os jogos como tenho agora. Isso revela segurança na minha equipa, mas tenho noção que também podemos perder pontos e jogos. Um jogo com o Benfica é sempre 50/50, independentemente de jogarmos em casa, mas tenho clara convicção que podemos vencer todos os jogos e podemos vencer o Benfica amanhã."

Sporting terá atenção especial a Darwin? "Em relação ao Darwin não há muito a fazer. Nós jogamos muito à zona, não fazemos marcação individual. Temos atenção às características. Também, pelo facto de o Rafa estar fora, pode jogar numa posição diferente, essa é a única atenção que temos. Focamo-nos muito no bom momento do Pablo, do Pote que está a voltar, temos o Slimani, temos o Paulinho, o Edwards que está cada vez melhor… Portanto, focamos naquilo que temos, não temos plano especial."

O Sporting-Benfica. da 30.ª jornada da I Liga, está marcado para às 20h30 deste domingo, em Alvalade.