O FC Porto joga este sábado, a partir das 20h30, em Rio Maior, casa emprestada do Casa Pia, em partida da 29.ª jornada da I Liga 24/25. Depois da pesada e dolorosa derrota da passada ronda na receção ao rival Benfica, os Dragões caíram para o quarto lugar da tabela e vão tentar regressar aos triunfos de forma a colocarem pressão sobre o SC Braga - que só joga domingo - na luta pelo terceiro posto.

Pela frente, os azuis e brancos vão ter uma equipa que segue na primeira metade da tabela e que tem a manutenção praticamente garantida, mas que está também já longe da luta por uma vaga europeia, com a qual chegou a sonhar na primeira metade da temporada.

Nehuén Pérez castigado nos dragões

Martín Anselmi, cujos números ao leme do FC Porto continuam a ficar aquém dos do seu antecessor, Vítor Bruno, não vai poder contar neste embate com o Casa Pia com o central argentino Nehuén Pérez, que irá cumprir castigo depois de ter visto contra o Benfica o nono cartão amarelo da temporada na I Liga.

Igualmente de fora fica o reforço de Inverno William Gomes, a conta com uma entorse num tornozelo e que se junta a Marko Grujić e Vasco Sousa no lote de indisponíveis por lesão.

Do lado do Casa Pia há também um jogador suspenso por completar uma série de amarelos. Trata-se do médio defensivo Rafael Brito. O central camaronês Duplexe Tchamba, outro habitual titular, também não poderá ir a jogo, a contas com uma lesão sofrida na passada jornada, frente ao Farense.

Momento de forma

O Casa Pia empatou sem golos esse encontro com o Farense, no Algarve, e só ganhou um dos seus últimos cinco jogos, tendo perdido os outros três.

Na condição de anfitrião, o Casa Pia, contudo, ganhou quatro dos últimos cinco jogos, perdendo apenas com o Sporting e derrotando mesmo o Benfica. Os gansos só não marcaram golos a jogar em casa em duas partidas esta temporada e não ficam em branco na condição de anfitriões desde a terceira jornada, em agosto do último ano.

Quanto ao FC Porto, vinha de duas vitórias antes da dura derrota da passada jornada com o rival Benfica. Nas últimas cinco jornadas os dragões somaram três vitórias e duas derrotas.

Fora de portas, contudo, os azuis e brancos ganharam três dos últimos quatro jogos que disputaram, perdendo o outro, no terreno do SC Braga. Esse encontro com os arsenalistas foi o único em que o FC Porto não marcou qualquer golo nas últimas 13 partidas que disputou no conjunto de todas as competições.

Histórico de encontros

Este vai ser apenas o décimo jogo entre as duas equipas no conjunto de todas as competições e o Casa Pia nunca venceu o FC Porto. Os dragões venceram nove vezes e empataram uma.

Esse único empate, contudo, teve lugar com o Casa Pia como anfitrião, no primeiro jogo entre as duas equipas depois do regresso dos gansos ao escalão principal, após mais de 80 anos de ausência. Nesse dia, a 7 de janeiro de 2023, o Casa Pia, treinado por Filipe Martins, resistiu ao FC Porto de Sérgio Conceição e o encontro terminou sem golos.

Tirando esse encontro, o FC Porto levou a melhor em todos os outros duelos com o Casa Pia. Na primeira volta, os azuis e brancos - ainda com Vítor Bruno ao leme - venceram no Estádio do Dragão por 2-0, com golos de Fábio Vieira e Samu. Na visita da época passada a Rio Maior, os dragões venceram por 2-1.

O que dizem os treinadores

João Pereira, treinador do Casa Pia: "Voltamos a casa, onde considero que estamos a fazer o nosso trabalho. Perdemos com o Sporting, mas penso que é um resultado um bocadinho enganador, mérito do Sporting, que na minha opinião mereceu a vitória porque acaba por ser mais eficaz que nós, mas acaba por ser um resultado enganador no sentido em que foi um jogo difícil também para o Sporting numa casa em que o Casa Pia não perdia desde agosto".

Martín Anselmi, treinador do FC Porto: "Há sempre o prestígio em jogo. Há sempre algo a perder e a ganhar em todos os jogos de futebol. Nós controlamos o que fazemos e queremos os três pontos. Queremos ser uma equipa que tenha essa sede de vingança imediata, é o que podem esperar de nós neste jogo como Casa Pia. O Casa Pia é uma equipa que está a fazer as coisas bem, gosto da forma como jogam, procuram espaços, defendem de forma organizada, saem bem da pressão...É uma equipa que nos vai desafiar, mas temos de conquistar os 3 pontos porque precisamos."

O árbitro

Hélder Carvalho vai ser o árbitro do encontro. Como assistentes terá Francisco Pereira e Pedro Felisberto. O 4.º árbitro vai ser Marcos Brazão, enquanto no VAR estará Miguel Nogueira, com Gonçalo Freire como AVAR.

O encontro tem início marcado para as 20h30 deste sábado. Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro.