Os extremos vão tocar-se a partir das 18h00 deste sábado em Trás os Montes, com o Sporting, líder da tabela classificativa da Primeira Liga 23/24 a visitar o terreno do 'lanterna-vermelha', Desportivo de Chaves.

Os leões entram em campo motivados pela boa temporada que estão a realizar a nível interno e cientes de que um triunfo não só garante de imediato que a equipa vai terminar a primeira volta no primeiro lugar, independentemente dos outros resultados da ronda, como coloca pressão nos mais diretos perseguidores, que só entram em campo mais tarde.

Quanto ao Chaves, vai procurar usar a receção ao primeiro classificado como motivação para partir para a recuperação que precisa de efetuar na segunda volta, depois de uma primeira volta de campeonato para esquecer, mesmo depois da troca de treinador, com a equipa na cauda da tabela.

Momento de forma: Flavienses há quatro jogos sem vencer, leões em série vitoriosa

O Sporting chega a este encontro vindo de duas goleadas nos últimos dois jogos: 5-1 ao Estoril para o campeonato, 4-0 ao Tondela para a Taça de Portugal. No campeonato, os leões, que lideram a prova isolados, com 40 pontos, vêm de três vitórias consecutivas. No conjunto de todas as competições são seis vitórias nos últimos seis jogos, com 18 golos marcados e apenas três sofridos.

Fora de portas, no campeonato, o Sporting, contudo, perdeu dois dos últimos três jogos que disputou, naquelas que foram as suas únicas derrotas na prova até ao momento (na Luz e em Guimarães). Os leões têm o segundo melhor ataque da Primeira Liga e esta temporada marcaram pelo menos um golo em todos os jogos que disputaram em todas as competições.

Quanto ao Chaves, vem de quatro jogos sem ganhar, todos para o campeonato (um empate e três derrotas, a última das quais, contudo, apenas por 1-0 no Estádio do Dragão). Nos últimos nove jogos que disputou no conjunto de todas a competições apenas venceu um (em casa, frente ao Vizela, a 1 de dezembro).

Para a Primeira Liga, esta temporada, a jogar em casa, o Chaves soma quatro derrotas, duas vitórias e um empate em sete jogos, tendo conquistado no seu terreno sete dos 11 pontos que soma na tabela. Os flavienses têm o pior registo defensivo do campeonato (41 golos sofridos) e só num encontro não sofreram qualquer golo (foi fora de portas, na vitória por 2-0 alcançada na visita ao Arouca, a 1 de outubro).

Histórico de encontros: Leão voltou a ser feliz para lá do Marão depois de muitos anos para esquecer

O Sporting levou a melhor nas três últimas deslocações ao terreno do Chaves, em 2018/19, 2019/20 e na temporada passada, 2022/23, quando triunfou por 3-2 (bis de Pedro Gonçalves e um golo de Nuno Santos). Contudo, antes do triunfo na temporada 2018/19 o Sporting estava sem vencer em Chaves desde 1995, período no qual somou duas derrotas e quatro empates em seis visitas ao terreno dos flavienses.

O histórico total de encontros anteriores entre os dois clubes, contudo, mostra clara vantagem do Sporting: 20 vitórias, 11 empates e apenas seis derrotas em 37 jogos. No Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a vantagem do Sporting é, contudo, bem mais ligeira: 6 triunfos em 19 partidas, com 5 vitórias do Chaves e 8 empates.

A vitória mais recente do Chaves sobre o Sporting, contudo, deu-se fora de portas, quando na temporada passada foi a Alvalade vencer por 2-0.

O que dizem os treinadores

Moreno Teixeira, treinador do Chaves: "Espero um jogo competitivo, um bom jogo, [com] o Sporting a jogar bem, muito identificado com todos os processos. Na minha opinião, é a melhor equipa do nosso campeonato, não só pelo que diz a classificação, mas [pela] qualidade de jogo, com atletas a nível individual com um talento incrível que, a qualquer momento, resolvem jogos sozinhos".

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Não interessa muito em que lugar está o Chaves. Sabemos que será difícil. Vamos encontrar um bloco mais baixo, à espera das transições. Eles têm um avançado que já tem nove golos. De 18 golos, marcou nove. Se jogar ele e o Jo, acho que vão cruzar muitas bolas e vão criar problemas. É um bloco difícil de entrar, basta ver o jogo no Dragão, a forma como jogaram. Diria que a equipa com Moreno está a crescer. Ele precisa de tempo para implementar as suas ideias. As bolas paradas têm sido um problema para nós e eles têm sido fortes nesse aspeto."

O árbitro

Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, vai ser o árbitro do encontro. Rui Teixeira e Pedro Mota serão os árbitros assistentes, enquanto o 4.º árbitro será Halim Shirzad. No VAR estará Bruno Esteves, acompanhado de Pedro Felisberto, como AVAR.

Será o terceiro jogo que Luís Godinho vai arbitrar do Sporting na presente época, depois de ter estado no empate 1-1 com o Braga (marcado por um golo anulado a Morten Hjulmand quando os leões venciam por 1-0) e na vitória por 3-2 em Faro, sobre o Farense (num jogo em que a vitória sorriu aos leões ao cair do pano, numa grande penalidade assinalada sobre Marcus Edwards).

Será também o terceiro jogo que vai arbitrar do Chaves na presente época e , curiosamente, foi ele o árbitro do último triunfo do Chaves no campeonato (2-1 sobre o Vizela, no início de dezembro).

Desportivo de Chaves e Sporting entram em campo a partir das 18h00 deste sábado. Poderá seguir aqui. AO MINUTO, todas as incidências do encontro e assistir aos principais lances do encontro à medida que estes se forem sucedendo.