O FC Porto recebe o Nacional da Madeira este domingo, às 20h00, em encontro da 10.ª jornada da I Liga de futebol. Os 'dragões' entram em campo já sabendo da vitória do Sporting, pelo que não querem perder mais pontos sob pena de terminarem o ano longe da liderança, nesta altura na posse dos 'leões'.

Este jogo com os madeirenses antecede a Supertaça de Portugal frente ao Benfica, marcado para a próxima quarta-feira, pelo que é bem possível que Sérgio Conceição volte a mexer na equipa de forma pontual, descansando algumas das unidades que têm sido sujeitas a mais desgaste neste início de época.

É provável que o técnico volte a apostar no central Diogo Leite, que tem respondido com boas exibições. O jovem formado no Dragão deverá fazer dupla com Chancel Mbemba, relegando Sarr para a lateral esquerda, isso se Zaidu não recuperar a tempo de ir a jogo. O lateral nigeriano foi substituído frente ao Tondela, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, com queixas musculares.

Sérgio Conceição deverá apostar em Marega e Taremi como dupla de atacantes, tal como aconteceu no último encontro com o Paços de Ferreira, na Taça da Liga. No meio-campo, Sérgio Conceição deverá descansar Sérgio Oliveira, tal a quantidade de jogos já disputados pelo médio esta época. Na baliza, Marchesín deverá voltar ao onze, depois de Diogo Costa ter sido titular nos últimos dois jogos.

Forma: FC Porto venceu nove dos últimos dez jogos, Nacional vem de duas derrotas

Nos últimos dez jogos, o Nacional somou três triunfos, empatou quatro e perdeu três encontros. A equipa de Luís Freire é 11.º na tabela, com 10 pontos em nove jogos, mas vem de duas derrotas seguidas, frente ao Portimonense e Santa Clara, para a Primeira Liga. Fora só venceu o Farense e em casa só ganhou ao Gil Vicente.

Já os 'dragões' atravessam um bom momento a nível de resultados, com nove vitórias nos últimos 10 jogos. Apenas o Manchester City não perdeu com o FC Porto nesta sequência de jogos (0-0 em casa para a Champions). No último encontro a equipa de Sérgio Conceição sofreu para levar de vencida o Paços de Ferreira por 2-1, nos quartos de final da Taça da Liga, o mesmo resultado que conseguiu em casa com o Tondela, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Se voltar a vencer no Dragão, o Nacional chegará aos 13 pontos poderá ir para o Natal no 7º posto. Já o FC Porto, com 19, precisa de ganhar para manter os quatro pontos de desvantagem em relação ao líder Sporting.

Histórico dá vantagem ao FC Porto mas Nacional goleou duas vezes no Dragão

Este será o 39.º jogo entre FC Porto e Nacional, a contar para a Primeira Divisão. Nos 38 encontros anteriores, os 'dragões' venceram 29, empataram quatro e perderam cinco, o que demonstra a sua superioridade frente aos madeirenses. Ao todo, o FC Porto fez 88 golos, a uma média de 2,32 por jogo, e sofreu 27.

Os dois emblemas enfrentaram-se pela primeira vez na Primeira Liga a 04 de dezembro de 1988, na 16.ª jornada, tendo o FC Porto vencido por 3-0, golos de Fernando Gomes (2) e Semedo'. Na última época não houve duelo entre ambos na Primeira Liga já que os alvinegros estavam na Segunda Liga mas no último jogo entre FC Porto e Nacional na primeira divisão no Dragão (07 de janeiro de 2019, 16.ª jornada) os campeões nacionais venceram por 3-1, com golos de Brahimi (2) e Soares. Rochez fez o tento dos alvinegros.

Das cinco derrotas sofridas pelo FC Porto frente ao Nacional, curiosamente três delas foram no Dragão. A primeira na 7.ª jornada da época 1990/91, com golos de Heitor e Paulo Sérgio (Domingos marcou para o FC Porto). A segunda foi uma goleada história de 4-0, na 25.ª jornada da época 2004/2005, ano de má memória para o FC Porto a nível nacional. Miguel Fidalgo, Alonso, Bruno e Nuno Viveiros fizeram os tentos dos madeirenses. A outra derrota também foi por números expressivos: 3-0 na 29.ª ronda da época 2007/08 (golos de Fábio Coentrão (2) e Juninho.

A jogar em casa nunca um FC Porto-Nacional terminou a zeros. Este tem sido um duelo sempre recheado de golos, principalmente para os 'dragões'. Nos 19 jogos em casa do FC Porto para a I Liga, só por seis vezes o Nacional conseguiu marcar. Já o FC Porto só não fez golos em duas das três derrotas sofridas.

O que dizem os treinadores

Na antevisão do jogo com o FC Porto, Luís Freire pediu um Nacional com o "foco acima da média" para pontuar no Dragão.

Para pontuar, o técnico do conjunto madeirense deixou a ‘receita’: "Temos de ter uma atitude, uma concentração e uma superação acima da média. O nosso foco tem de estar acima da média para podermos alcançar aquilo que queremos".

Luís Freire reconheceu o poderio do FC Porto, assinalando que "é uma equipa de Liga dos Campeões". "Vamos ter de estar a um nível altíssimo. É o campeão nacional em título, com jogadores com vários títulos. É uma das melhores equipas, a nível coletivo e individual, senão mesmo a melhor de Portugal", assegurou o técnico de 35 anos.

"O FC Porto é uma equipa com mais pontos fortes e menos fracos do que a maioria dos adversários e pode fazer a diferença no jogo coletivo ou no jogo individual", referiu, elogiando a qualidade do seu próximo oponente.

Já Sérgio Conceição não espera facilidades do lado dos madeirenses. Na antevisão deste jogo da 10.ª jornada, o técnico dos campeões nacionais lembrou que o emblema madeirense até tem menos golos sofridos que o FC Porto.

"Espera-nos um jogo historicamente difícil perante uma equipa que pratica um futebol positivo. É uma equipa com menos golos sofridos do que nós. Espera-nos um jogo típico de campeonato. Temos de entrar fortes no jogo para ganhá-lo. […] É muito importante [não sofrer golos] e é nesse equilíbrio que se fazem as equipas campeãs. Não podemos marcar muitos golos e sofrer outros tantos, temos olhado para isso como algo que precisamos de trabalhar. É importante estarmos atentos", disse Conceição.

Este jogo com o Nacional acontece três dias antes do embate com o Benfica, na Supertaça de Portugal, mas Conceição não garante se vai mexer na equipa já a pensar no encontro com os 'encarnados', num jogo que vale um título.

"A gestão que fazemos é olhar para o estado físico dos jogadores. O mais importante é o jogo com o Nacional. Queremos chegar o mais rapidamente ao nosso lugar, que é o primeiro", atirou.

O Nacional, 10.º, com dez pontos, desloca-se este domingo ao Estádio do Dragão, no Porto, onde, a partir das 20h00, defrontará o FC do Porto, terceiro, com 19 pontos, em partida relativa à 10.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que será arbitrada por Manuel Oliveira, da associação do Porto.

E, como sempre, poderá acompanhar este jogo no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.