
Na primeira paragem para as seleções nacionais, e com o FC Porto isolado na frente da Primeira Liga, após a vitória frente ao Sporting, importa recordar como estava a classificação à quarta jornada nas últimas quatro temporadas.
Analisemos então os crónicos quatro primeiros classificados da primeira Liga e se de facto um bom ou melhor arranque significou a conquista do título.
Comecemos então pelo bicampeão Sporting. No arranque desta temporada de ataque ao tri, os leões somaram por vitórias os três primeiros jogos, vendo a sua sequência interrompida pela derrota no clássico frente ao FC Porto por 2-1, no José Alvalade. O Sporting está na terceira posição, a três pontos dos dragões, a um ponto do Famalicão, mas poderá ser ultrapassado pelo Benfica, que conta com menos um jogo. O SC Braga de Carlos Vicens encontra-se na sexta posição (duas vitórias e dois empates).
24/25: Série vitoriosa do Sporting de Amorim durou até à jornada 12
Na época passada, o arranque dos leões foi absolutamente estrondoso. Sob o comando de Ruben Amorim, os verdes e brancos tinham obtido quatro vitórias no arranque - 16 golos marcados e apenas dois sofridos - números que que resultavam na liderança dos leões. A série vitoriosa estendeu-se até 12.ª jornada e acabou por culminar no título de bicampeão nacional.
A época transata também parece, em parte, 'tirada a papel químico' da anterior, já que os leões também receberam os dragões em Alvalade na jornada quatro, mas desta feita venceram os dragões por 2-0. Vítor Bruno, o então treinador do FC Porto, também viu interrompida uma série importante após três triunfos no campeonato e quatro na época oficial, depois da conquista da Supertaça frente aos leões, numa reviravolta épica.
A jornada 4 da época passada marcou também o adeus de Roger Schmidt ao comando técnico do Benfica, após o empate fora de portas frente ao Moreirense. As águias ocupavam um modesto sétimo lugar, decorrentes de duas vitórias, um empate e uma derrota.
Já o SC Braga encontrava-se um lugar acima na tabela, no sexto lugar, com duas vitórias e dois empates, a mesma posição que ocupa em 25/26, à quarta ronda.
23/24: Surpreendente Boavista no ano do arranque para o título do Sporting
No arranque do campeonato de 23/24, o Boavista, que caiu para as divisões secundárias na última época, liderava de forma surpreendente o campeonato ao fim de quatro jogos. Seguiam-se FC Porto e Sporting, com três vitórias e um empate, com o Benfica já a acumular uma derrota ao fim de quatro rondas, precisamente frente aos axadrezados, desaire por 3-2 no Bessa. Os bracarenses eram sétimos classificados (duas vitórias, um empate e uma derrota).
O bom arranque do Boavista, de pouco valeu, já que as 'panteras' por pouco não desceram de divisão, ao terminarem no 15.º lugar, um lugar acima da posição de playoff.
O Sporting haveria de sagrar-se campeão nacional, com 10 pontos de vantagem sobre o Benfica, 18 sobre o FC Porto e 22 sobre o SC Braga.
22/23: «Schmidotologia« não deu hipótese à concorrência
No ano da 'Schmidotologia', que iria valer o título para as águias, o bom arranque deu logo boas indicações para as cores encarnadas. O Benfica entrou dominante, com quatro triunfos, 11 golos marcados e apenas dois sofridos. O SC Braga ocupava a segunda posição, com três vitórias e um empate com destaque para a vitória 'gorda' frente ao Arouca fora de portas por (0-6). Já o FC Porto via-se derrotado de forma clara pelo Rio Ave (por 3-1) na jornada 4. O Sporting arrancou o campeonato de forma titubeante, com dois empates e duas derrotas, a última das quais, nessa ronda, frente ao Chaves (0-2). Nessa jornada, as águias bateram o Boavista no Bessa (0-3) cavando assim uma importante vantagem para os adversários diretos.
No final da época, o mau arranque dos verdes e brancos culminou no quarto lugar da classificação a 13 pontos do campeão. O Benfica venceu a Liga com 87 pontos, com mais dois de vantagem que o FC Porto de Sérgio Conceição e mais nove que o SC Braga.
21/22: FC Porto sorriu no final, num melhor arranque do Benfica
Em 21/22 foi a vez do FC Porto sorrir no final da campeonato, mas curiosamente foi Benfica a iniciar melhor a Liga com quatro vitórias consecutivas. Sem um início tão fulgurante, o FC Porto chegou à ronda quatro com três triunfos. O Sporting fechava o pódio, com três vitórias e já uma derrota sofrida no clássico frente ao SC Braga (2-1), na segunda jornada. Os arsenalistas eram quintos classificados, com dois triunfos, um empate e uma derrota.
O Sporting foi segundo classificado com 85 pontos, a seis do campeão FC Porto. O Benfica terminou na terceira posição com 74 pontos, seguindo-se o SC Braga com 65.
Feito o balanço, só por duas vezes nas últimas quatro épocas, a liderança à quarta jornada significou a conquista do título.
Comentários