É já este sábado que o segundo classificado FC Porto (57 pontos) se desloca ao estádio José Cardoso para medir forças frente ao Tondela, o 9.º classificado na Liga com 28 pontos.
Será certamente um jogo complicado para o FC Porto frente à equipa tondelense e o resultado do encontro da primeira volta é bem demonstrativo das dificuldades com que os dragões se poderão deparar. Na jornada 9 da Liga, o FC Porto impôs-se por 4-3 depois da equipa visitante ter estado em vantagem. Os golos dos portistas foram apontados por Zaidu Sanusi, Moussa Marega (36´e 48´) e Taremi (56´). Mario González (20 e 74´) e Rafael Barbosa (33´) marcaram para o Tondela.
Guia de forma
Depois da derrota a meio da semana frente ao Chelsea na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões (0-2), os dragões certamente quererão dar uma resposta positiva no sábado. Até porque na jornada anterior após o triunfo tirado a 'ferros' frente ao Santa Clara (2-1), os dragões diminuíram para oito pontos a diferença para o rival Sporting. Para o campeonato, os azuis e brancos levam cinco vitórias consecutivas, depois dos triunfos frente ao Santa Clara, Portimonense, Paços de Ferreira, Gil Vicente e Marítimo. A equipa de Sérgio Conceição tem a perfeita noção de que está proibida de perder pontos se quiser tentar aproximar-se do primeiro lugar, impedindo assim também a aproximação de Benfica e SC Braga, que estão a três e quatro pontos dos dragões, respetivamente.
Já o Tondela vem de um moralizador triunfo em Guimarães por 2-1. Nas últimas cinco partidas para o campeonato, a equipa orientada pelo espanhol Pako Ayestarán somou dois triunfos (V. Guimarães e Gil Vicente), um empate (Santa Clara) e duas derrotas frente ao Sporting e Portimonense. Algo que o FC Porto poderá aproveitar são as debilidades defensivas dos vizelenses que são mesmo a equipa mais batida do campeonato, com 40 golos sofridos.
Histórico de confrontos
Nos histórico de confrontos entre as duas equipas em partidas para o campeonato em casa dos tondelenses , o FC Porto leva a melhor com quatro triunfos e um empate. Na época passada, os dragões impuseram-se por 3-1, com golos de Danilo Pereira, Moussa Marega e Fábio Vieira. Ronan David marcou para o Tondela.
O que dizem os treinadores
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Esperamos dificuldades de equipas que são bem orientadas, que têm um plantel com qualidade individual e que, principalmente em casa, tem feito um campeonato muito bom, acima da média. Fez 21, 23 pontos em casa, sofreu poucos golos mostrando essa consistência e força em casa. Olho para essas estatísticas e vejo que o Tondela é um pouco mais forte em casa. Os jogos são todos diferentes, vamos dar uma boa resposta dentro de um cenário que todos sabemos que é difícil, não só pela equipa do Tondela, mas pelas poucas horas de descanso e hoje ainda vamos viajar para Tondela. Compreensível, para mim, não é. Se acabamos o campeonato a 19 de maio, porque não acaba-lo três ou quatro dias depois e uma jornada estender-se, defendendo as equipas que estão na Europa. (...) Acredito que muitos não acreditassem numa equipa portuguesa na fase avançada das competições europeias, mas mesmo na Liga Europa se alguma tivesse ido em frente ainda era um cenário pior. É um contexto difícil, mas temos de arranjar soluções."
Pako Ayestarán, treinador do Tondela
Em conferência de imprensa de antevisão ao jogo de sábado, com início às 18:00, no Estádio João Cardoso, o técnico espanhol admitiu que se o Tondela for capaz “de levar o jogo [de forma equilibrada] até ao fim, já será bom, porque logicamente, é uma equipa que no ataque é muito forte”.
“Por isso, creio que vai ter o mesmo nível de intensidade como se jogasse contra o Chelsea e nós sabemos que temos de estar na perfeição se quisermos ter algo neste jogo. (...) É a equipa com melhor ataque, nos últimos jogos fez sempre mais de dois golos, sabemos das dificuldades que vamos ter”, assumiu.
Arbitragem
Fábio Veríssimo foi o árbitro designado para dirigir o encontro do próximo sábado entre o Tondela e o FC Porto. O juiz da partida terá como assistentes Pedro Martins e Nuno Pereira. João Bento será o quarto árbitro. Nuno Almeida vai estar no VAR e André Campos no AVAR.
O encontro entre o Tondela e o FC Porto realiza-se este sábado e arranca às 18h00.
Comentários