O FC Porto tem nova oportunidade para assegurar a conquista da I Liga, mas para isso tem de conseguir nesta jornada, em que recebe o Vizela, um melhor resultado do que o Sporting frente ao Gil Vicente.

A equipa de Sérgio Conceição enfrenta um adversário que ainda está na luta pela manutenção, enquanto a formação de Rúben Amorim recebe o Gil Vicente, a viver uma crise de resultados e com o quinto lugar em risco.

FC Porto e Sporting, primeiro e segundo classificados, respetivamente, chegam a esta fase novamente separados por seis pontos, com os ‘leões’ a terem vantagem no confronto direito, após os ‘dragões’ terem sofrido o seu primeiro desaire em 58 jogos da I Liga no Minho, na última ronda.

Guia de Forma

Depois de ter sido derrotado pelo SC Braga a 25 de abril, o Dia da Liberdade, o FC Porto pode agora festejar a conquista do seu 30.º campeonato em 1 de maio, Dia do Trabalhador, mas sempre no ‘sofá’.

No sábado, a formação de Conceição vai tentar regressar às vitórias, num encontro em que é ‘superfavorito’, perante um Vizela que está no 13.º posto com 32 pontos, seis acima da zona de despromoção, em que estão Moreirense (lugar de ‘play-off’ com o terceiro classificado da II Liga), Tondela e Belenenses SAD.

Histórico de confrontos

O embate de 12 de janeiro deste ano foi apenas o quarto da história entre as duas equipas, tendo sido este referente aos quartos de final da Taça de Portugal. Nesta partida, disputada em Vizela, os Dragões eliminaram os vizelenses ao vencer por 3-1.

O FC Porto marcou cedo, aos oito minutos, por intermédio de Uribe, mas Cassiano conseguiu o empate antes do intervalo. Dois grandes golos no primeiro tempo. Na etapa complementar, Fábio Vieira converteu com sucesso uma grande penalidade e Evanilson fechou a contagem em cima dos 90'.

Na primeira volta desta edição da I Liga, o FC Porto venceu por 4-0, com os golos a serem assinados por Luis Díaz, Otávio, Zaidu e Samu (na própria baliza).

Antes disso o FC Porto só por outra ocasião tinha visitado o reduto do Vizela, em 1985, tendo-se então ficado pelo nulo. O outro encontro entre os dois conjuntos teve lugar no Estádio das Antas e terminou com um triunfo por 9-1 dos dragões, com Fernando Gomes a marcar...cinco golos.

O que dizem os treinadores

A três jornadas do fim da competição, os dragões precisam de quatro pontos para garantir o título, isto se o Sporting vencer todos os jogos. Mesmo assim, Sérgio Conceição não espera facilidades. Depois da derrota com o SC Braga, colocando um ponto final na invencibilidade do FC Porto no campeonato, Sérgio Conceição admitiu que a semana foi difícil.

Já o treinador do Vizela, Álvaro Pacheco, pretende travar o regresso às vitórias do FC Porto, prometendo uma equipa “focada em trazer pontos do Dragão”. O técnico dos minhotos reconhece que os ‘azuis e brancos’ vão querer corrigir o deslize da jornada passada, na derrota frente ao Sporting de Braga, a primeira no campeonato, mas lembra que o Vizela “precisa de pontos para sua luta pela manutenção”.

O FC Porto, líder do campeonato, com 82 pontos, recebe este sábado, às 19 horas, o Vizela, 13.º classificado, com 32 pontos, numa partida da 32.ª jornada da I Liga que será arbitrada por Manuel Mota, da associação de Braga.