Depois da derrota em Liverpool, o FC Porto centra atenções no campeonato, após uma paragem de três semanas, com a receção ao Vitória de Guimarães, na qual procurará segurar o comando da I Liga - tem neste momento os mesmos pontos do Sporting.
A equipa de Sérgio Conceição continua sem qualquer derrota no campeonato e vai tentar somar a sétima vitória consecutiva na prova, sabendo de antemão os resultados dos rivais lisboetas. Na última ronda, recorde-se, os 'azuis e brancos' venceram (3-0) o Santa Clara nos Açores, com golos de Luis Díaz, que bisou, e Sérgio Oliveira.
São esperadas algumas novidades no onze portista, mais concretamente no eixo central, que tem dado muitas dores de cabeça a Sérgio Conceição. Os problemas físicos de Pepe, que saiu lesionado durante o jogo com o Liverpool, a meio da semana, abrem a porta da titularidade a Fábio Cardoso, que ainda não somou qualquer minuto na I Liga com a camisola do FC Porto.
Por sua vez, o Vitória de Guimarães chega ao Dragão no sétimo lugar da tabela, com 16 pontos, fruto de um percurso irregular (quatro triunfos, quatro empates e três derrotas). A eliminação da Taça de Portugal, aos pés do Moreirense, deixou a equipa de Pepa em linha com a desilusão, pelo que será interessante perceber a resposta dos vitorianos num terreno historicamente difícil.
Esta temporada, o Vitória soma apenas um triunfo fora de portas (2-1 em Famalicão) e, na última década, apenas por uma vez não saiu derrotado do Dragão, em 2018/19, quando venceu por 3-2, na altura com Luís Castro no comando, enquanto Conceição já liderava os portistas.
Nicolas Janvier, médio francês, está recuperado de lesão e é mais uma opção para o duelo com o FC Porto, que marca também o regresso de Ricardo Quaresma a uma casa que bem conhece.
Confronto direto
Este será o duelo 174 entre FC Porto e Vitória de Guimarães a nível oficial, num histórico dominado pelos 'dragões'. São 112 vitórias para os portistas e 24 para os minhotos, num duelo que terminou empatado em 37 ocasiões. O saldo de golos também é muito favorável ao FC Porto: 385 marcados e 152 sofridos.
Os últimos cinco jogos entre estes dois conjuntos foram ganhos pelo FC Porto, sendo que nos últimos 12 só por duas vezes o Vitória não perdeu: um empate e uma vitória.
Para a Liga portuguesa, ambos já se defrontaram em 152 ocasiões: 97 triunfos do FC Porto, 20 do Vitória de Guimarães e 35 empates. Mas se tivermos em conta os jogos no Dragão, aí o domínio é avassalador: 60 triunfos do FC Porto contra quatro dos Conquistadores, além de 12 empates.
O último triunfo do Vitória no reduto do adversário foi a 25 de agosto de 2018, quando os minhotos derrotaram os azuis e brancos no Dragão por 3-2, na 3.ª jornada da I Liga. André André, Tozé e Davidson lideraram uma reviravolta épica para os vitorianos, que perdiam ao intervalo por 2-0 (golos de Brahimi e André Pereira).
Na época passada, a equipa de Sérgio Conceição foi ao D. Afonso Henriques vencer por 3-2, num duelo emotivo que só foi decidido ao minuto 80, por Luis Díaz, e triunfou no Dragão com um golo solitário de Moussa Marega.
O que dizem os treinadores
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "A preparação do jogo é exatamente igual, olhando para os comportamentos do adversário. O Vitória de Guimarães tem jogado em 4x3x3, com três homens na frente, dois deles nas alas muito capazes no poder de desequilibrar no um para um, muito interessantes. Têm um homem na frente que joga bem e que é uma referência para depois aproveitar a capacidade que tem para essa ligação com os alas. Meio-campo com experiência, mas também qualidade técnica. É uma equipa interessante com individualidades interessantes, com alguma experiência e irreverência. Interessa-nos olhar para a nossa equipa, para o que temos de fazer."
Pepa, treinador do Vitória de Guimarães: "Não há palco melhor. Gostamos desse tipo de desafios. Mais do que ter muita personalidade, temos de ter muita inteligência para conseguirmos os três pontos. Vai ser um jogo muito intenso, disputado, em que a dificuldade vai ser extrema. Só o melhor Vitória é que pode conseguir algo"
O árbitro
Luís Godinho foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro no Dragão. O juiz da AF Évora vai ter Paulo Soares e Valter Rufo como assistentes e Miguel Nogueira no papel de quarto árbitro. Artur Soares Dias estará no VAR, assistido por Rui Licínio.
O FC Porto-Vitória de Guimarães, da 12.ª jornada da I Liga, está marcado para as 20h30 deste domingo e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários