O FC Porto visita esta segunda-feira, a partir das 18h00, o Estádio Municipal de Braga em encontro a contar para a 31.ª jornada da I Liga, a qual pode consagrar desde já os dragões como campeões nacionais.
Com nove pontos de vantagem sobre o mais direto perseguidor, o Sporting, a turma de Sérgio Conceição vai entrar em campo duas horas e meia antes do rival - que visita o Boavista a partir das 20h30 - e sabe que se conseguir na cidade dos arcebispos um resultado melhor do que aquele que os leões lograrem, depois, no Bessa, sagra-se campeão.
Quer isto dizer que, caso não perca nesta visita ao SC Braga, o FC Porto ficará, depois, colado aos ecrãs na expetativa de ver o que o Sporting faz, para perceber se mantém o champanhe no frigorífico por mais uma semana ou se pode desde já abrir as garrafas e fazer a festa.
Primeiro, porém, o FC Porto terá de resistir a um SC Braga procura dar mais um passo para selar a conquista do 4.º lugar que atualmente ocupa. Os minhotos somam, nesta altura, 56 pontos, mais nove do que o Gil Vicente e podem selar desde já o primeiro lugar abaixo do pódio nesta ronda em caso de vitória, beneficiando do empate de sábado do conjunto de Barcelos na receção Paços de Ferreira.
Momento de forma: FC Porto à procura de ampliar recorde de invencibilidade, Braga à procura de voltar às vitórias
O FC Porto chega então a este jogo destacado no topo da classificação e ainda invicto na presente edição da I Liga, ao fim de 30 jornadas. Os dragões já fixaram mesmo um novo recorde de invencibilidade na competição e vão procurar estender ainda mais esse registo nesta deslocação ao Minho.
Os azuis e brancos atravessam uma série de cinco vitórias consecutivas no conjunto de todas as competições e para a I Liga ganharam os últimos seis jogos, marcando 20 golos e sofrendo apenas três nessas partidas. Os dragões marcaram em todos os jogos que disputaram esta época até à data na I Liga e vêm de 12 vitórias nos últimos 12 jogos fora de portas na prova. Efetivamente, o FC Porto não perde fora de portas desde novembro no conjunto de todas as competições.
Quanto ao SC Braga, vem de dois jogos sem ganhar (empate com o Estoril para a I Liga e derrota com o Rangers para a Liga Europa), mas antes tinha somado quatro vitórias consecutivas. Para o campeonato nacional não perde há quatro jornadas (3 vitórias e 1 empate), mas só ganhou um dos últimos três jogos que disputou na condição de anfitrião.
Histórico de encontros: Balança pende para os minhotos no conjunto dos últimos 10 embates
SC Braga e FC Porto vão medir forças pela 163.ª vez na história no conjunto de todas as competições e o balanço global é amplamente favorável aos dragões, com um total de 109 vitórias e apenas 24 derrotas. O FC Porto também leva vantagem (ainda que menos acentuada) nos encontros disputados com o SC Braga como anfitrião: 39 vitórias e 16 derrotas em 75 jogos.
Contudo, o cenário muda um pouco de figura e o equilíbrio é bem maior se olharmos para os resultados mais recentes. Aliás, olhando para os últimos dez confrontos entre os dois clubes no conjunto de todas as competições, o saldo até é favorável ao SC Braga, que ganhou quatro desses jogos e só perdeu três, tendo-se registado três empates.
E, além disso, o FC Porto não ganhou em nenhuma das últimas quatro deslocações ao terreno do SC Braga: três empates, uma derrota. A última vitória dos dragões no terreno dos 'guerreiros' já tem mais de três anos e data de março de 2019.
O que dizem os treinadores
Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga: "O FC Porto está invencível há 58 jogos e vai ser um jogo que coloca a nossa equipa no limite da capacidade porque vamos defrontar o adversário mais difícil, neste momento, do futebol português, os resultados assim o expressam. Nós somos uma equipa que temos vindo a crescer ao longo da época, ganhámos ao Sporting, Benfica, Mónaco, por exemplo, e este é um grande desafio para os jovens da nossa equipa, uma boa oportunidade para crescerem. É preciso um fim de tarde à Braga, com o apoio e paciência dos adeptos e os jogadores no limite"
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Como já disse em relação ao poder ser campeão no sofá ou no campo, temos de olhar para um campeonato que fizemos e que ainda não está ganho. Faltam jogos e pontos. É nisso que estamos concentrados. Quero é ganhar títulos. Há pessoas que gostam de uma maneira ou de outra. Eu gosto de ganhar. Ponto final"
O árbitro
O árbitro nomeado para dirigir o encontro foi Hugo Miguel, que terá como assistentes Ricardo Santos e Nuno Pereira. O 4.º árbitro será Miguel Nogueira, com Fábio Melo como VAR e André Dias como AVAR.
Será a terceira vez que o árbitro da AF Lisboa vai dirigir um encontro do FC Porto esta temporada, depois de ter estado nos triunfos caseiros por 5-1 sobre o Feirense e por 3-1 sobre o Benfica (este com alguma polémica pelo meio).
Quanto ao SC Braga, vai ter o seu segundo jogo da época dirigido por Hugo Miguel e tem boas recordações do anterior: foi no triunfo por 2-1 sobre o Sporting, em Alvalade, na Jornada 19.
Comentários