O Benfica desloca-se até Barcelos para estar frente a frente com o Gil Vicente, no jogo da 24.ª jornada da I Liga. Esta partida é relativa à ronda em atraso do campeonato e está agendada para esta sexta-feira, pelas 20h15. As águias vão à procura dos três pontos, que podem assegurar a igualdade pontual com o líder Sporting em caso de vitória contra os gilistas.

A formação encarnada planeia vencer para pressionar o rival, até porque um deslize leonino pode resultar numa troca na liderança da tabela.

Este jogo marca o regresso da equipa da Luz às competições oficiais, após a paragem de seleções. Em virtude disso, é preciso ter em conta o desgaste físico que alguns jogadores podem apresentar, até porque há quem só tenha regressado na quinta-feira. É o caso de Otamendi e Schjelderup.

Para além disso, Di María e Tomás Araújo ainda estão em dúvida e assim deverão manter-se até à hora do jogo.

Momento de forma

O Benfica atravessa um bom momento de forma ao nível dos resultados, tendo apenas perdido por duas vezes nos últimos 12 jogos. Os desaires foram relativos aos oitavos de final da Liga dos Campeões contra o Barcelona, o que significa que as águias não perdem há seis jornadas da liga.

Atualmente, os pupilos de Bruno Lage ocupam a segunda posição no campeonato com 59 pontos, mas podem igualar o líder Sporting em caso de vitória contra a equipa de Barcelos. Os dois próximos encontros dos encarnados vão ser importantes, na medida em que antecedem o clássico com o FC Porto. O Benfica planeia manter-se colado ao Sporting, de forma a que possa aproveitar qualquer deslize leonino.

Em contrapartida, o Gil Vicente atravessa o pior momento da temporada e está à procura de ganhar um novo ânimo ao encontrar ao reencontrar o caminho das vitórias. Já são oito os jogos sem vencer para os gilistas, que se vão afundando na tabela classificativa. Depois da sequência de maus resultados, a equipa agora liderada por César Peixoto está na 14.ª posição com 23 pontos e um novo deslize pode significar uma descida de lugares em direção à despromoção.

Histórico de confrontos

Os dois emblemas já se encontraram por 52 ocasiões, com o Benfica a levar vantagem na grande maioria dos confrontos. Contabilizam-se 39 vitórias para as águias contra as seis do Gil Vicente. Pelo meio existiram sete empates. Relativamente ao número de golos marcados a discrepância também é elevada com o Benfica a registar 108 tentos, enquanto os gilistas têm 32.

O jogo desta sexta-feira será o 25.º no reduto do Gil Vicente. Lá a equipa da casa venceu apenas duas vezes contra as águias e perderam em 17 duelos.

A última partida entre Gil Vicente e Benfica aconteceu na primeira volta da I Liga, na presente temporada. O resultado terminou numa goleada esmagadora para os encarnados, que venceram por 5-1 na 7.ª jornada no Estádio da Luz.

É preciso recuar à temporada 2021/22 para encontrar a última vitória gilista contra o Benfica, na altura liderado por Nélson Veríssimo. A contar para a 20.ª jornada do campeonato, a equipa de barcelos venceu por 1-2 com golos de Samuel Lino e Giorgi Aburjania. Gonçalo Ramos reduziu para as águias, a instantes dos 90 minutos.

O que dizem os treinadores

César Peixoto, treinador do Gil Vicente: "Será um duelo contra uma boa equipa que está numa boa fase e que tem outros argumentos. Mas nós, em casa, temos que olhar de frente para o adversário e atacar o desafio com a perspetiva de arrancarmos pontos, independentemente de ser o Benfica"

Bruno Lage, treinador do Benfica: Tivemos oportunidades analisar os dois jogos que a equipa sob o comando de César Peixoto e claramente identificados. Sabemos que tivemos oportunidades de verificar as ideias e as dinâmicas diferentes. A dúvida que temos é que forma vai implementar as duas ideias. As equipas contam com jogadores muito bons no últimos terço que criam muitas diagonais foi assim o golo que nos marcaram: Esperamos um jogo difícil."

Árbitro

O árbitro nomeado para dirigir o Gil Vicente-Benfica foi Miguel Nogueira, que estará acompanhado pelos assistentes Paulo Brás e Nuno Pires. O quarto árbitro será Luís Filipe.

O sistema de videoarbitragem vai estar a cargo de Bruno Esteves e Pedro Martins.