O momento não é de festa para os lados do Dragão. O FC Porto entrou com o pé esquerdo na temporada e chega a Moreira de Cónegos com uma pressão que não queria. Os Dragões têm de reagir logo na primeira jornada a um mau resultado e num terreno sempre complicado.
Este é o cenário que salta à vista no jogo desta segunda-feira, mas também é verdade que a equipa de Sérgio Conceição (que muito provavelmente não vai estar presente face à expulsão na Supertaça) também é perita a reagir aos maus resultados e a fazer das fraquezas forças. O capitão Pepe também deverá estar de fora, também consequência do duelo frente ao Benfica, e prevê-se uma pequena revolução no onze. Não é de descartar que nomes como Nico González, Fran Navarro e Wendell possam espreitar a titularidade. Fábio Cardoso deverá ocupar a vaga na defesa.
Do outro lado está um Moreirense recém-regressado ao principal escalão e que chega moralizado depois de uma campanha gloriosa na II Liga, onde se sagrou campeão. A espinha dorsal acaba por ter algumas semelhanças e o rigor defensivo é uma das imagens de marca da equipa de Rui Borges.
Moreirense e FC Porto defrontam-se esta segunda-feira às 18h45 antes de o Benfica entrar em ação no Bessa frente ao Boavista.
Uma pré-temporada agridoce e uma Supertaça penosa
Estamos ainda no ponto de partida e por isso torna-se difícil avaliar o momento de forma das duas equipas. Ainda assim, há toda uma pré-temporada e uma Supertaça inglória para o FC Porto.
Comecemos pelos jogos de preparação. O Moreirense teve uma derrota por 2-0 frente ao Rio Ave e uma vitória por 3-1 diante o Varzim. Seguiu-se novamente um desaire com o Casa Pia (1-0) e um 4-3 favorável contra o Lank Vilaverdense. A pré-época terminou com um empate a zeros frente ao Arouca. Pelo meio, uma entrada em falso na Taça da Liga com uma derrota nas grandes penalidades frente ao Farense (também recém promovido), o que levou à eliminação prematura da prova. Assim sendo, um equilíbrio entre os bons e maus resultados, com a pior notícia a chegar com a eliminação da Taça da Liga.
Do lado do FC Porto, a pré-época até começou bem com uma goleada por 4-0 à Académica. Seguiu-se uma vitória por 2-0 com o Portimonense, uma nova goleada ao Imortal e Cardiff City (ambos por 4-0). Tudo começou a tremer frente ao Wolverhampton com uma derrota por 1-0 e depois um empate a três golos com o Estrela da Amadora. O jogo de apresentação frente ao Rayo Vallecano também não correu de feição aos portistas com um empate a um golo, apenas conseguido nos instantes finais. Maior mágoa vem da Supertaça frente ao eterno rival Benfica, com uma derrota por 2-0 que fez perder o primeiro troféu da temporada.
Histórico de confrontos coloca os Dragões em sentido
A estatística pouco conta quando a bola começa a rolar, mas não deixa de ser interessante olharmos para o historial de confrontos entre as duas equipas, principalmente em casa do Moreirense e em jogos do campeonato. A verdade é que os Minhotos conseguiram mesmo vencer os Dragões por uma ocasião com um 3-1 em 2016/17.
Mais preocupante para o FC Porto é o facto de os desaires serem superiores ao número de vitórias. Foram seis empates contra apenas cinco triunfos, algo que a equipa de Sérgio Conceição pretende mudar. Com o atual técnico portista, já houve alguns 'escorregões' em Moreira de Cónegos.
Na globalidade das competições e jogos, o saldo de golos é favorável aos azuis e brancos: 59 marcados contra 20 sofridos.
A última vez que Moreirense e FC Porto se defrontaram foi a 20 de fevereiro de 2022, no ano em que os Minhotos desceram de divisão. Na altura, um 1-0 para os Dragões com um golo de Evanilson ainda antes do intervalo.
Recorde os onzes na altura:
Equipa inicial Moreirense: Pasinato; Artur Jorge, Ibrahima, André Luís, Yan Matheus, Matheus Silva, Pedro Amador, Steven Vitória, Pablo, Jefferson e Rafael Martins.
Suplentes: Kewin Silva, Rosic, Fábio Pacheco, Frimpong, Derik, Galego, Ismael, Paulinho e Franco.
Equipa inicial FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Fábio Cardoso e Zaidu; Otávio, Uribe, Vitinha e Fábio Vieira; Taremi e Evanilson
Suplentes: Cláudio Ramos, Marcano, Francisco Conceição, Pepê, Galeno, Grujic, Wendell, Toni Martínez e Eustaquio.
Antevisão dos treinadores
Rui Borges, treinador do Moreirense: “Vamos passar por problemas e temos de ter capacidade para os enfrentar e resolver. Se conseguirmos igualar a intensidade do FC Porto numa fase inicial, no processo defensivo e ofensivo, o que é difícil, acredito que, com o passar do tempo, vamos equilibrar o jogo e ter as nossas oportunidades”
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, não fez a antevisão da partida.
Para o duelo em Moreira de Cónegos vai estar o árbitro Hélder Malheiro assistido por Rui Cidade e Hugo Coimbra. O 4.º árbitro será João Gonçalves e no VAR estarão Rui Costa e Carlos Martins. É uma nova temporada, mas pode continuar a acompanhar tudo no SAPO Desporto!
Comentários