O SC Braga recebe este domingo o Benfica em jogo a contar para a 14ª jornada da Primeira Liga. Numa ronda que também inclui o clássico entre Sporting e FC Porto, guerreiros e águias medem forças no Minho em busca de uma vitória que pode deixar qualquer uma das equipas na liderança, ainda que provisória, do campeonato.
Terceiro e quarto classificados na tabela, Benfica e SC Braga estão separados por apenas um ponto, com vantagem para os lisboetas. Já os bracarenses vão tentar repetir os triunfos alcançados diante das águias na época passada, e chegar à quinta vitória consecutiva na liga.
Momento de forma
O SC Braga chega a esta partida apresentando um claro crescendo de forma. Nas últimas dez partidas, os bracarenses contam com cinco vitórias, três empates e apenas duas derrotas, ambas para a Liga dos Campeões diante de Real Madrid e Nápoles. Apesar da derrota em Itália, os guerreiros deram muito boa conta de si, chegando assim a este jogo com índices anímicos elevados.
No que ao campeonato nacional diz respeito, os comandados de Artur Jorge somam quatro triunfos consecutivos. Relativamente ao registo caseiro na Primeira Liga, os bracarenses também somam quatro vitórias seguidas, não perdendo pontos desde a visita do Sporting à quarta jornada.
Quanto ao Benfica o registo recente é idêntico ao do seu adversário. Com efeito, os encarnados contam com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota nos últimos dez jogos realizados; o último triunfo deu-se na Áustria onde as águias venceram o Salzburgo por 1-3, garantindo assim presença nos 'playoffs' da Liga Europa.
Relativamente à liga, o cenário já é diferente. Apesar de não perder desde a primeira jornada, os encarnados somam três empates nos últimos cinco jogos, dois dos quais de forma consecutiva (Moreirense e Farense). No que toca a jogos fora da Luz, apenas Boavista e Moreirense conseguiram tirar pontos aos campeões nacionais, que contam por vitórias os outros cinco encontros.
Histórico de confrontos
Este será o embate número 156 entre SC Braga e Benfica. No total de jogos entre as duas equipas, a vantagem é claramente das águias, que têm nesta altura 100 triunfos, contra apenas 24 dos bracarenses. Se olharmos para apenas jogos do campeonato, o domínio benfiquista é ainda maior; com efeito, os atuais campeões nacionais saíram vencedores em 89 das 133 partidas, enquanto que os minhotos venceram por 16 ocasiões.
A balança fica um pouco mais equilibrada se apenas tivermos em conta os embates realizados em Braga. Contudo, os encarnados de Lisboa continuam com supremacia neste capítulo, tendo triunfado em 37 das 66 visitas à Cidade dos Arcebispos.
Apesar destes números, a história recente na Pedreira não abona muito a favor dos comandados de Roger Schmidt. Os encarnados saíram vergados a derrotas nas últimas três visitas aos arsenalistas, duas para o campeonato, uma para os quartos de final da Taça de Portugal.
No que à Primeira Liga diz respeito, os encarnados perderam na temporada 2021/22 por 3-2. Iuri Medeiros, André Horta e Vitinha fizeram os golos de um Braga comandado por Carlos Carvalhal.
Já na última época o desaire das águias foi maior; à 14ª jornada, e logo após terminado o Campeonato do Mundo, o Benfica perdeu por 3-0 em Braga, naquela que foi a primeira derrota daquela época no campeonato. Abel Ruiz e Ricardo Horta por duas vezes consomaram a vitória dos guerreiros.
O que dizem os treinadores
Artur Jorge, treinador do SC Braga: "Vamos ter pela frente uma equipa fortíssima. O Benfica é reconhecidamente o principal candidato ao título e tem muita qualidade. Mas nós temos também a nossa ambição de poder somar mais três pontos e ultrapassar o nosso rival, para continuar o nosso período ascendente, juntando a isso uma boa exibição"
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "O SC Braga é uma boa equipa, com muita experiência e qualidade. É uma equipa extremamente eficiente no ataque. Acredito que vai ser um jogo de topo, queremos ter bom desempenho para podermos vencer, esse é o nosso objetivo. Acho que as coisas nos estão a correr bem e temos de continuar, sempre concentrados em aspetos técnicos para sermos bem sucedidos. Temos de mostrar a nossa qualidade com bola, ser criativos e flexíveis e jogar o jogo e lutar durante 90 minutos"
O árbitro
Luís Godinho foi o árbitro escolhido para dirigir esta partida. O juiz da Associação de Futebol de Évora será auxiliado por Rui Teixeira e Pedro Mota. A equipa de vídeo-arbitragem será composta por Artur Soares Dias e Paulo Soares.
Será a terceira vez que Luís Godinho irá apitar um jogo envolvendo, quer SC Braga, quer Benfica esta temporada. O alentejano esteve presente no empate dos minhotos diante do Sporting na quarta jornada, e na goleada imposta ao Portimonense por 6-1 da ronda 10.
No caso do Benfica, Luís Godinho apitou a final da Supertaça diante do FC Porto, a qual foi ganha pelas águias por 2-0, e dirigiu o encontro dos encarnados com o Vizela na quinta jornada, e que também terminou com triunfo benfiquista.
Comentários