O Sporting recebe este domingo à noite o AVS, em jogo relativo à sexta jornada da Primeira Liga. Depois do triunfo europeu, os leões querem dar seguimento ao bom momento que atravessam, isto para além do reforço da liderança do campeonato.
Pela frente, os leões terão um AVS que se estreia diante dos crónicos candidatos ao título esta época, e que procura os primeiros pontos fora da Vila das Aves.
Momento de forma
O Sporting chega a esta partida em cima de uma verdadeira onda verde. Para além das cinco vitórias em outras tantas jornadas do campeonato, os leões somaram esta semana o seu primeiro triunfo na nova edição da Liga dos Campeões diante do Lille por 2-0.
A suportar este registo estão, como é habitual, os números. Com efeito, os comandados de Rúben Amorim somam até ao momento 24 golos marcados em sete jogos oficiais, 3,4 golos de média por jogo, e apenas seis sofridos. Para além de um registo ofensivo impressionante, os campeões nacionais têm vindo solidificar o seu setor defensivo, com quatro jogos consecutivos sem sofrer golos.
Juntando-se a todos estes 'ingredientes' está também a possibilidade de Rúben Amorim igualar o melhor arranque de campeonato da história do Sporting, pertencente à equipa de 2017/2018, comandada por Jorge Jesus, que venceu nas primeiras seis rondas da Liga.
Para que tal aconteça, o clube de Alvalade terá de bater um AVS que, apesar de não estar a fazer um mau arranque de campeonato, ainda não somou qualquer ponto fora de portas. Os avenses estão atualmente no 9º lugar da tabela com sete pontos, todos eles conquistados em casa, de onde se destaca o triunfo diante do Vitória SC.
A chegada do guarda-redes mexicano Guillermo Ochoa veio acrescentar experiência e segurança defensiva na equipa nortenha, algo que será verdadeiramente nuclear, caso o AVS queira sair de Alvalade com pontos na bagagem.
Histórico de confrontos
Esta será a primeira vez que o Sporting defronta o AVS. Contudo, e seguindo uma lógica histórica, os leões já encontraram por diversas vezes o Desportivo das Aves, clube que antecedeu o emblema atual que joga na vila avense.
Nesse sentido, as duas equipas defrontaram-se por 14 vezes ao longo da sua história, com clara supremacia leonina, que arrecadou 12 triunfos, contra apenas um dos nortenhos.
Se olharmos apenas para o campeonato, o Sporting aumenta o domínio, com onze triunfos em doze jogos, sendo que o melhor que os avenses conseguiram foi um empate a zero, alcançado em Alvalade, em 2006/07.
Tirando esse caso, os campeões nacionais venceram os restantes cinco jogos em sua casa diante do Aves. O triunfo mais expressivo deu-se na época 2018/19; na altura, o Sporting de Keizer venceu o Aves de José Mota por 4-1, graças aos golos de Bas Dost (dois), Nani e Diaby.
Os avenses só por uma vez conseguiram levar a melhor sobre o Sporting, contudo, foi um triunfo que significou a conquista de um título. Em 2017/2018, no Jamor, o Aves conquistou a Taça de Portugal ao vencer por 1-2.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Olhamos muito para as características e forma de jogar desta equipa e para o Gil Vicente do ano passado, principalmente pelo que fez no ano passado. Temos dúvidas como se vão apresentar defensivamente, ofensivamente não temos assim tantas dúvidas. Fomos fazer reconhecimento para ser mais fácil para os nossos jogadores"
Vítor Campelos, treinador do AVS: "Temos de ser um Aves organizado e focado, com coragem de, quando tivermos a bola, ficarmos com ela o maior tempo possível e procurar oportunidades. Os atletas estão motivados para jogar nestes grandes palcos e os níveis de concentração serão elevados"
O árbitro
Ricardo Baixinho foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa será auxiliado por Paulo Brás e Diogo Pereira. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Rui Costa e João Bessa Silva.
É a primeira vez que o juiz lisboeta dirige um jogo oficial das duas equipas na Primeira Liga. Baixinho apitou dois jogos de pré-temporada dos leões, contra o Villareal na última época, e contra o Union St.Gilloise na presente temporada, jogos de onde os campeões nacionais apenas conseguiram empates.
Quanto ao AVS, Ricardo Baixinho esteve presente em três jogos da equipa na Segunda Liga de 2023/24. Os avenses venceram em casa de Paços de Ferreira e Penafiel, e derrotaram o Marítimo na Vila das Aves.
Comentários