O Sporting recebe este domingo à noite o Boavista, em jogo da 26ª jornada da Primeira Liga. Depois da derrota e saída das competições europeias na passada quinta-feira, os leões têm agora as atenções todas focadas nas competições internas. E para fazer esquecer o desaire em Bérgamo, nada melhor que uma vitória que permita aos comandados de Rúben Amorim permanecer no topo do campeonato nacional.
Pela frente os verdes e brancos terão um Boavista que não perde há duas jornadas, e que recentemente subiu à primeira metade da tabela. Apesar disso, os axadrezados ainda não se podem considerar tranquilos no que à luta pela permanência diz respeito, pelo que amealhar pontos em casa do líder do campeonato, será sempre um 'bónus' para as panteras.
Momento de forma
O Sporting chega a este encontro ainda com a ressaca da eliminação europeia aos pés da Atalanta. Para além da eliminação, ficou na retina o desperdício de oportunidades por parte dos leões, deixando assim no ar a ideia de que a formação de Alvalade poderia ter alcançado o apuramento para os quartos de final da Liga Europa.
Após o encontro, treinador e jogadores leoninos apontaram imediatamente atenções para a Primeira Liga, onde a equipa lidera com mais um ponto que o rival Benfica, e é exatamente no campeonato onde o Sporting deposita grande parte das suas ambições para esta época.
Os leões somam seis vitórias, três empates e uma derrota nos seus últimos dez jogos. No que ao campeonato diz respeito, os verdes e brancos têm dez vitórias e um empate nas últimas onze jornadas, tendo alcançado um importante triunfo em casa do Arouca, até àquela jornada, a equipa com mais pontos acumulados na segunda volta.
Desta feita, o Sporting tem pela frente o Boavista, uma equipa que procura regressar a uma boa sequência de resultados. Os axadrezados interromperam recentemente uma série de três jogos sem vencer ao bater em casa o Moreirense. Contudo, e olhando para o histórico recente, os triunfos das panteras têm sido muito espaçados, alternando com três ou mais rondas sem vencer.
Apesar disso, a formação portuense ocupa nesta altura o nono lugar com 28 pontos; contudo, tal não será sinónimo de tranquilidade para os lados do Bessa, já que os lugares de despromoção estão a seis pontos de distância, isto numa altura em que existem oito jornadas por disputar.
Histórico de confrontos
Este será o 134º jogo entre os dois clubes em termos oficiais. Na já longa história de embates entre leões e panteras, o Sporting leva clara vantagem, com 68 vitórias, contra 29 do Boavista.
Olhando apenas para os jogos relativos ao campeonato, a supremacia continua a ser verde-e-branca, com 63 triunfos contra 24 dos axadrezados em 121 encontros.
Se tivermos em conta apenas as partidas realizadas em Alvalade, aí a hegemonia leonina é praticamente total, com 46 vitórias, contra apenas uma das panteras. Tal aconteceu na temporada 1975/76 quando, à 15ª jornada, o Boavista de José Maria Pedroto venceu em casa do Sporting de Juca por 0-1, graças ao golo de Salvador.
Na primeira volta desta época, o Sporting foi ao Bessa vencer por 0-2, graças aos golos de Geny Catamo e Pedro Gonçalves.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O Boavista vem com mais tranquilidade e que mudou o sistema desde o jogo com o Braga, com o Agra num bom momento, o Bozenik sempre perigoso, e Bruno Lourenço, que não sendo um extremo, é um jogador com a mesma ideia do Pote. Estamos preparados para o jogo e temos de vencer"
Ricardo Paiva, treinador do Boavista: "Julgo que a mais-valia do Sporting é a sua dinâmica coletiva. Ofensivamente, tem ideias bem claras e um processo extremamente bem definido, gerando dificuldades através da mobilidade que imprime nas suas ações. Da nossa parte, identificámos essa dinâmica ao máximo possível e vamos procurar mantermo-nos sempre equilibrados e coesos, com a certeza de que iremos ter um volume de trabalho muito grande nos 90 minutos"
O árbitro
António Nobre é o selecionado para o encontro desta noite em Alvalade. O árbitro da Associação de Futebol de Leiria será auxiliado por Paulo Brás e Nélson Pereira. No vídeo-árbitro estarão Luís Godinho e Pedro Mota.
É a terceira vez que o juiz de Caldas da Rainha estará presente num jogo do Sporting esta época. António Nobre apitou as vitórias caseiras dos leões diante do Arouca e contra o SC Braga.
Em relação ao Boavista, o árbitro caldense apenas dirigiu o jogo da primeira jornada dos axadrezados diante do Benfica, onde as panteras venceram por 3-2.
Comentários