O Sporting recebe esta noite o Estrela da Amadora em partida relativa à 10ª jornada da Primeira Liga. Os leões viram a sua liderança do campeonato reforçada na última ronda e querem dar continuidade ao bom momento nas competições internas, isto antes de regressar à Europa para um jogo muito importante na quinta-feira.

Contudo a tarefa dos verde e brancos não se afigura fácil já que do outro lado está um Estrela da Amadora em crescendo de forma, e que venceu os seus últimos três jogos e que quer manter a toada positiva na visita a Alvalade, onde já venceu por três vezes.

Momento de forma

O Sporting está praticamente a meio de um ciclo intenso de jogos. Com efeito, os leões enfrentam uma série de cinco jogos em treze dias, e onde se inclui o importantíssimo 'derbi' no Estádio da Luz diante do rival Benfica. Apesar do percalço na Polónia diante do Raków, os verde e brancos apresentam um registo quase imaculado no que às competições internas diz respeito.

Com efeito, o Sporting apenas perdeu dois pontos no campeonato até ao momento, tendo saído com os três pontos da difícil deslocação ao Bessa na última jornada. Nas Taças, os comandados de Rúben Amorim avançaram para a fase seguinte da Taça de Portugal ao afastar o Olivais e Moscavide, e garantiram na última quinta-feira uma vitória na fase de grupos da Taça da Liga diante do Farense que coloca a formação de Alvalade muito perto da 'final-four'.

Já o Estrela da Amadora parece estar a recuperar gradualmente do arranque tremido no campeonato. Depois de apenas um triunfo nas primeiras sete jornadas, os tricolores conseguiram duas vitórias consecutivas para o campeonato, derrotando o Casa Pia fora e o Famalicão em casa. Pelo meio os homens de Sérgio Vieira cumpriram os serviços mínimos na Taça de Portugal ao eliminar o Vila Meã.

Histórico de confrontos

Será a 35ª vez que Sporting e Estrela da Amadora se encontram em jogos oficiais. No total, os leões levam vantagem com 22 triunfos, contra apenas quatro dos tricolores. Olhando apenas para jogos relativos ao campeonato, a predominância leonina mantém-se com vinte vitórias em 32 encontros.

Se tivermos em conta os jogos disputados em Alvalade, os verde e brancos continuam em vantagem, somando tendo conquistado a vitória em dez dos dezasseis jogos. Todavia, é de notar que, dos quatro triunfos do Estrela diante do Sporting, três foram alcançados em casa dos leões, o último dos quais em 2005/2006. Um golo solitário de Manú deu ao Estrela de António Conceição uma vitória no reduto dos leões comandados por Paulo Bento.

O último jogo entre Sporting e Estrela para o campeonato data da temporada 2008/2009, quando os verde e brancos venceram por 2-1. Dos triunfos mais expressivos dos leões, destaque para o 4-0 de 2003/2004 e o 6-2 da época 1995/96.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "É uma equipa que não sofre muitos golos, é muito compacta e joga com jogadores velozes. Acho que vão jogar com o Ronaldo na frente, vão procurar as transições e nós temos de ser muito inteligente em ter bola e estar preparados para corrermos para trás. Temos de rodar a bola rapidamente, de ter todos um bocadinho de calma, assim como os adeptos. "

Sérgio Vieira, treinador do Estrela da Amadora: "Com um grupo de grande caráter e ambição, pretendemos fazer o que ninguém ainda fez. A estratégia que temos é tentar estar muito focados, extremamente concentrados e muito confiantes no que conseguimos fazer, com confiança e audácia. Podemos fazer um grande jogo. Dependendo das circunstâncias, pode ser positivo para nós."

O árbitro

André Narciso foi o árbitro escolhido para dirigir o encontro deste domingo em Alvalade. O juiz de Setúbal será auxiliado por Vasco Marques e Luís Viegas. No vídeo-árbitro estará a dupla formada por Fábio Melo e Sérgio Jesus.

É a segunda vez que o árbitro da Associação de Futebol de Setúbal apita um jogo do Sporting esta temporada. Também em Alvalade, André Narciso dirigiu o Sporting-Famalicão, e que terminou com a vitória dos leões.

Quanto ao Estrela, o juiz estreia-se diante dos amadorenses em jogos da Primeira Liga. Contudo, foi o árbitro que apitou o embate da primeira mão do 'playoff' de acesso ao escalão maior do nosso futebol entre a equipa lisboeta e o Marítimo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.