O Sporting vai abrir a décima jornada da I Liga com uma receção ao Estrela da Amadora (20:15) que será tudo menos o foco do jogo de hoje. Rúben Amorim prometeu que iria revelar o seu futuro na conferência de imprensa pós-jogo, o que deixou todos os sportinguistas em pulgas pelo apito final.

Se vai para o Manchester United ou se fica em Alvalade, só Amorim saberá. Ainda assim, não deixa de ser o prelúdio de um encontro que terá o foco dividido entre o relvado e o que se passa fora das quatro linhas.

Esquecendo o extra-futebol, é preciso recordar que os leões lutam por perpetuar este arranque 100% vitorioso na I Liga, que pode chegar aos 10 triunfos consecutivos.

Por outro lado, o Estrela da Amadora está a viver um mau momento e tentará fazer de tudo para recuperar o caminho triunfal no campeonato, para evitar surpresas desagradáveis mais à frente.

Rúben Amorim não poderá contar com os lesionados Nuno Santos e Eduardo Quaresma, enquanto José Faria vai ter de montar a equipa sem Miguel Lopes e Bucca.

Momento de forma

O Sporting atravessa uma fase excelente no que toca ao futebol propriamente dito, embora isto possa ser afetado por todos os rumores que circundam o treinador. Ainda assim, depois da derrota no jogo inaugural de 2024/25 (na Supertaça frente ao FC Porto), ainda não houve qualquer outra derrota.

Mais concretamente, nos 14 jogos seguintes os verdes e brancos venceram sempre, excetuando o empate com o PSV, a contar para a Liga dos Campeões.

A equipa parece oleada, mesmo com as lesões que têm obrigado a trocas e baldrocas constantes, e individualmente os jogadores parecem inspirados como mostra Gyokeres e o seu faro goleador.

E se já não há duvidas no que toca à qualidade dos resultados, as exibições também têm sido do agrado dos adeptos, que até já choram a possível partida de Amorim, como se da morte de um familiar se tratasse.

Por outro lado, o Estrela da Amadora está a viver um período de transição após o despedimento do treinador que começou a época segue num perigoso 16.º lugar e, embora já tenha dados sinais positivos desde a mudança, ainda tem muito que caminhar até à estabilidade.

Histórico de confrontos

Se a História tiver peso, os leões partem em grande vantagem. Desde que há registos, realizaram-se 34 jogos entre as duas equipas, em todas as competições, com 22 vitórias para o Sporting, 8 empates e 4 triunfos do Estrela da Amadora.

Estes números são fruto de 59 golos marcados pelos verdes e brancos, enquanto os tricolores só fizeram golo 20 vezes.

Para recordarmos a última vitória da equipa da Amadora temos de recuar ao campeonato de 2005/06, quando o golo de Manú, aos 35 minutos, chegou para garantir um triunfo pela margem mínima. Nesta equipa do Sporting figuravam nomes como Liedson, Sá Pinto, João Moutinho ou Ricardo, mas nem assim os leões evitaram a derrota.

Já se quisermos recuperar o maior triunfo leonino temos de recuar até 1995/96, quando se registou uma vitória po 6-2, com Sá Pinto e Amunike em destaque.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Temos o objetivo de ter o melhor arranque na I Liga, mas não houve muito tempo para recuperar. pote de volta á convocatória, Eduardo Quaresma continua de fora. O Estrela da Amadora mudou o seu sistema tático, mas precisamos de vencer este jogo".

José Faria, treinador do Estrela da Amadora: "Ninguém nos vai levar a mal se pudermos aproveitar um pouquinho dessa instabilidade. Por isso, vamos tentar fazer o nosso jogo, iguais a nós próprios, mas, se pudermos ter um ambiente diferente do que nos últimos anos se costuma encontrar em Alvalade, obviamente que é algo que poderá favorecer-nos."

Arbitragem

O encontro da décima jornada, agendado para o Estádio de Alavalade, será dirigido por Bruno Vieira, assistido por José Mira e Rúben Silva. O VAR estará a cargo de João Gonçalves e Ângelo Carneiro, enquanto Marcos Brazão será o 4.º árbitro.