O Sporting recebe esta segunda-feira o SC Braga, em jogo que encerra a 28ª jornada da Primeira Liga. Depois da contundente vitória do rival Benfica em casa do FC Porto, os leões estão obrigados a vencer, se quiserem regressar à liderança do campeonato.

Pela frente, os campeões nacionais têm pela frente uma equipa bracarense a atravessar um bom momento e que, com a derrota dos dragões no clássico, tem a possibilidade de subir ao terceiro lugar da classificação.

Momento de forma

Leões e bracarenses chegam a este jogo em bons momentos de forma. O Sporting mantém o primeiro lugar, e ainda não perdeu para a liga desde a chegada de Rui Borges ao comando técnico.

Os campeões nacionais somam quatro vitórias consecutivas para o campeonato, cinco no total, tendo vencido recentemente o Rio Ave na primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Esta forma surge apesar das várias ausências devido a lesão e que afetam particularmente o setor de meio-campo. Nomes como os de Pedro Gonçalves (lesionou-se no jogo da primeira volta em Braga), Morita ou Daniel Bragança não podem ser opção para Rui Borges, que tem recorrido à capacidade técnica do central Zeno Debast para ocupar um dos lugares no setor intermediário.

Fator decisivo tem sido o regresso de Viktor Gyokeres à melhor forma. O avançado sueco marca há cinco jogos consecutivos, tendo apontado oito golos nesses mesmos encontros.

Já o Sporting de Braga somam três vitórias consecutivas para o campeonato, uma das quais diante do FC Porto, o que coloca os bracarenses em luta direta com os dragões pelo terceiro lugar.

Nos últimos dez jogos, os arsenalistas somam sete vitórias, duas derrotas e um empate, atravessando assim um dos melhores momentos da temporada.

Para a difícil deslocação a Alvalade, Carlos Carvalhal não vai poder contar com Jónatas Noro, assim como Roger ou Fran Navarro, jogadores importantes na dinâmica ofensiva dos 'guerreiros'

Histórico de confrontos

Este será o jogo número 163 entre leões e bracarenses. No total, o Sporting leva clara vantagem no confronto direto, somando 100 triunfos contra apenas 37 dos minhotos, sobrando ainda 25 empates.

O domínio leonino continua a verificar-se se olharmos apenas para jogos relativos ao campeonato. Aí são 86 vitórias do Sporting, contra 30 do SC Braga, em 137 partidas.

A supermacia dos campeões nacionais é por demais evidente se tivermos em conta apenas os jogos realizados em Alvalade. Aí, o Sporting leva 53 vitórias contra oito dos 'guerreiros', em 68 jogos.

O último triunfo bracarense em casa do leão deu-se na temporada 21/22. À 19ª jornada, o SC Braga de Carlos Carvalhal bateu o Sporting de Ruben Amorim por 1-2, graças aos golos de Galeno e Gorby.

Desde então, os minhotos não têm sido muito felizes na visita a casa dos verdes e brancos, tendo perdido nas duas últimas temporadas por 5-0.

No jogo da primeira volta, o Sporting esteve a perder por 2-0 ao intervalo, mas acabou por dar a volta ao resultado e vencer por 2-4, naquele que foi o último jogo sob o comando técnico de Ruben Amorim.

O que dizem os treinadores

Rui Borges, treinador do Sporting CP: “A parte competitiva em si vai var muito importante nesta reta final, porque todas as equipas vão dar a vida pelos pontos. Por isso, é um jogo difícil e, perante os nossos adeptos, queremos ser, novamente, uma equipa muito motivada, muito confiante e muito ambiciosa”

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga: "Vai haver dificuldades para os dois lados, vamos com determinação, raça, um foco muito grande, a jogar olhos nos olhos. Sabemos das dificuldades, mas é dentro de campo que se esgrimem dificuldades. Temos honra e queremos respeitar o Sporting de Braga, a cidade e a região e, por isso, vamos à luta com tudo para conseguir os três pontos"

O árbitro

Luís Godinho foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Évora será auxiliado por Rui Teixeira e Pedro Mota. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Bruno Esteves e Pedro Felisberto.

É a 11ª vez que o árbitro alentejano dirige um jogo do Sporting. Nas outras dez ocasiões, os leões somam nove vitórias e um empate.

Já relativamente aos bracarenses, estes também encontram Luís Godinho pela 11ª ocasião. Em dez jogos apitados pelo árbitro de Borba, os minhotos somam três vitórias, um empate e seis derrotas.

Foi precisamente Luís Godinho o árbitro presente no jogo da primeira volta, em Braga, onde o Sporting venceu por 2-4.