Depois de ceder seis pontos nas últimas quatro jornadas e ver a vantagem no topo da tabela descer, repentinamente, de uns confortáveis dez pontos para uns bem menos seguros quatro, o Sporting visita este domingo, a partir das 20h00, o terreno do Sp.Braga, na tentativa de retomar a caminhada para um título de campeão que muitos já davam como certo.
Pela frente, porém, vai ter um adversário que ainda sonha com o terceiro lugar e com o acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões 2021/22, embora tal como os 'leões' de Alvalade apenas tenha ganho dois dos últimos cinco jogos que disputou.
Vai ser o terceiro duelo entre os dois emblemas na presente temporada, tendo os dois anteriores sorrido aos 'verdes e brancos' (2-0 na primeira volta desta I Liga, 1-0 na final da Taça da Liga, em campo neutro). Só que nas últimas três visitas à 'Pedreira' o Sporting perdeu sempre, e sem marcar qualquer golo.
RECORDE OS MELHORES MOMENTOS DO ENCONTRO DA PRIMEIRA VOLTA
Histórico de confrontos: 'Leões' tentam inverter tendência das últimas épocas
Efetivamente, os três última embate entre as duas equipas para a I Liga com o Sp.Braga como anfitrião terminaram com o mesmo resultado: 1-0 para os minhotos.
Um golo de Francisco Trincão fez a diferença na época passada (com Rúben Amorim ao leme do...Braga), em 2018/19 tinha sido Dyego Sousa a marcar o único golo do jogo e antes, em 2017/18, o herói dos 'arsenalistas' foi Raúl Silva. Curiosamente, os golos surgiram sempre na segunda parte destes encontros.
Pelo meio houve ainda outra derrota do Sporting no terreno do Sp.Braga, nas meias-finais da Taça da Liga 2019/20, então por 2-1.
A última vitória dos 'leões' nos 90 minutos em casa dos 'guerreiros' data, pois, de abril de 2017. Foi por 3-2, com Bas Dost a assinar um hat-trick para os Lisboetas e Ricardo Horta e Rui Fonte a marcarem para os da casa.
No cômputo geral, contudo, a vantagem é clara para o Sporting. Este vai ser o 152º jogo oficial entre os dois emblemas e os 'verdes e brancos' venceram 93, perdendo 35. Como visitante, em 73 jogos no terreno do Braga o Sporting ganhou 33 e perdeu 27.
Porém, os últimos dez embates entre as duas equipas no conjunto de todas as competições denotam um equilíbrio assinalável: quatro vitórias para cada lado e dois empates.
Momento de forma: Sporting e Braga longe da sua melhor série de resultados
O Sporting chega a este encontro ainda invencível na presente edição da I Liga, mas vindo de um suado empate (conseguido ao cair do pano) na receção ao Belenenses SAD. Foi o terceiro nas últimas quatro jornadas, sendo que os 'leoes' já perderam mais pontos na segunda volta do campeonato do que os que tinham perdido na primeira.
Também preocupante para a equipa orientada por Rúben Amorim será o facto de ter marcado apenas nove golos nos últimos oito jogos. E em 2021 o Sporting ainda não conseguiu marcar mais do que dois golos num jogo. A última vez que tal aconteceu foi a 11 de dezembro de 2020, quando bateu o Paços de Ferreira por 3-0 na quarta ronda da Taça de Portugal.
O Braga, porém, também está longe do que já mostrou noutras alturas da presente época. Embora venha de um triunfo (caseiro, por 2-1, sobre o Boavista, conseguido perto do fim), o conjunto orientado por Carlos Carvalhal só venceu dois dos últimos seis jogos que disputou e só num desses seis jogos não sofreu golos.
A jogar na qualidade de anfitrião, o Braga também já teve melhores momentos do que o atual. Depois de nove vitórias caseiras consecutivas no conjunto de todas as competições entre novembro de 2020 e Fevereiro de 2021, nos últimos seis jogos que disputou no seu terreno só conseguiu ganhar três, perdendo dois e empatando um.
O que dizem os treinadores
Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga: "Olhando para a nossa matriz, vamos jogar para ganhar, temos a ambição de conseguir os três pontos, sabendo que é o adversário mais difícil do campeonato porque ainda não perdeu e é o adversário que está em primeiro lugar. Não vamos modificar a nossa postura, percebendo que o Sporting tem mais pontos fortes do que debilidades. Não é uma questão de sonhar, temos é de trabalhar muito, correr muito e tentar jogar bem."
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Vai ser um jogo difícil, contra uma excelente equipa, que ainda está na luta, que tem jogadores muito experientes e que joga muito bem, estando habituados a estes jogos. Já conhecemos bem o SC Braga, o SC Braga conhece-nos bem e, portanto, o jogo poderá ser decidido nos pormenores. Estaremos preparados, sabemos da qualidade do SC Braga, mas também sabemos da nossa e vamos para o jogo para vencer."
O árbitro
Artur Soares Dias, que recentemente foi eleito para estar presente quer no EURO'2020, quer no Torneio Olímpico de Futebol de Tóquio'2020, foi o árbitro escolhido para dirigir o encontro entre Braga e Sporting, jogo grande da 29.ª jornada da I Liga.
Será o quinto jogo dos 'arsenalistas' dirigido na presente época pelo árbitro da AF Porto, que não perderam em nenhum deles: dois empates (frente a Beleneses SAD, no jogo mais recente, e a FC Porto, ambos em casa) e três vitórias (frente a Nacional e Benfica, para a I Liga, e frente ao FC Porto, para a Taça de Portugal).
Quanto ao Sporting, terá Soares Dias como árbitro pela segunda vez esta temporada, tendo o juiz estado apenas no triunfo caseiro por 1-0 dos leões sobre o rival Benfica na Jornada 16 da I Liga. A turma de Alvalade levou a melhor nos últimos quatro jogos em que teve o árbitro portuense a apitar os seus encontros, embora tivesse perdido os anteriores três.
Comentários