O SC Braga perdeu por 2-1 na visita ao Casa Pia, num encontro em que até esteve a ganhar, e manteve os mesmos 65 pontos na tabela.

O FC Porto soma os mesmos 65 pontos, mas tem agora um jogo a menos do que os minhotos. Os dragões jogam na noite de domingo no terreno do vizinho Boavista e, se vencerem no Estádio do Bessa, praticamente selam a conquista do último lugar do pódio, que confere acesso direto à fase de liga da Liga Europa.

Em caso de vitória, o FC Porto chegará aos 68 pontos, mais três do que o SC Braga, e melhorará ainda mais o saldo de golos, que já lhe é favorável em comparação com os arsenalistas (+31 para os azuis e brancos, mais 26 para os minhotos, neste momento).

Como os confrontos diretos deram uma vitória para cada lado pela mesma margem (1-0 para o SC Braga na Pedreira, 2-1 para o FC Porto no Dragão), em caso de igualdade pontual o desempate será feito por essa diferença de golos, pelo que se chegar mesmo à última jornada com mais três pontos, só uma hecatombe tiraria o terceiro lugar aos dragões.

Na derradeira ronda, o FC Porto recebe o Nacional, enquanto o SC Braga recebe o Benfica.

Para ficar à frente do FC Porto, caso os dragões vençam no Bessa, os minhotos precisarão de derrotar o Benfica, esperar por uma derrota dos azuis e brancos e recuperar entre os dois jogos a diferença no saldo de golos, que será no mínimo de sete golos.

Se o FC Porto empatar no Bessa, o SC Braga precisará depois, para ultrapassar os dragões, de vencer o Benfica e esperar que estes não ganhem na receção ao Nacional.

Se o FC Porto perder no Bessa, o SC Braga precisará depois, na derradeira jornada, de fazer um resultado melhor do que o FC Porto ou, caso ambos vençam, de inverter a seu favor o tal saldo de golos.

As contas ficaram, portanto, muito difíceis para a equipa de Carlos Carvalhal.