O futebolista Wendel Silva foi emprestado pelo FC Porto ao Santos, com opção de compra, anunciou hoje o vice-líder do escalão secundário brasileiro, recrutando o melhor marcador da equipa B portista, da II Liga portuguesa, em 2023/24.

Em comunicado, o clube de São Paulo confirmou a chegada do avançado por uma temporada, até ao verão de 2025, mas sem adiantar os valores envolvidos no negócio, que, de acordo com a imprensa, implicará uma taxa de cedência de 500 mil euros e uma cláusula de compra definitiva avaliada em três milhões de euros (ME).

Wendel Silva, de 24 anos, foi o segundo melhor marcador da edição 2023/24 da II Liga, com 18 golos, cinco abaixo do compatriota Nenê, do AVS, recém-promovido ao escalão principal, sendo que renovou contrato com o FC Porto por mais uma época, até junho de 2027, antes de regressar ao Brasil, onde despontou nas camadas jovens do Flamengo.

Sem espaço na equipa principal 'azul e branca', que representou por duas vezes como suplente utilizado nas últimas duas épocas, o ponta de lança tinha chegado aos 'dragões' oriundo do Leixões, da II Liga, que representou entre 2020 e 2022, por entre um empréstimo ao então 'secundário' Sporting da Covilhã (2021).