Em declarações à agência Lusa, no dia em que foi tornado público que cessava funções como director de relações externas da Futebol Clube do Porto - Futebol SAD, cargo que ocupava desde 2007, após uma longa carreira no plantel do ‘dragão’, como guarda-redes, Baía elogiou fortemente o clube: "Foi para mim uma escola, um lar, uma família com a qual partilhei imensas e inesquecíveis alegrias e alguns, poucos, momentos difíceis".

"É com um misto de emoções que hoje interrompo a minha ligação profissional de mais de 20 anos ao clube do meu coração. Foi para mim uma casa de emoções onde aprendi tudo não dentro mas também fora das quatro linhas", disse ainda Baía.
Relembrou que foi ao serviço do clube que viveu "alguns dos melhores momentos da vida". "Retribui com toda a dedicação e empenho e por isso me despeço com sentimento do dever cumprido", sublinha.

"Virada esta página, todos sabem que nos últimos anos abracei paralelamente outra causa, a Fundação Vítor Baía 99, uma causa nobre que exige de mim uma ainda melhor dedicação e atenção. Esse é o meu projecto do momento e ao qual me irei ‘dar’ como sempre ‘dei’ em tudo o que fiz a 100 por cento", explica.

A notícia da saída do FC Porto tinha sido dada hoje à tarde pelo site do clube, segundo o qual Baía "apresentou um pedido de cessação de funções ao presidente do Conselho de Administração, no qual demonstrou o propósito de abraçar um projecto de natureza pessoal".

"A Administração compreendeu os argumentos aludidos, restando desejar-lhe os maiores sucessos na sua nova actividade, sem prejuízo de esperar que se criem condições para o seu retorno quotidiano a esta casa", refere ainda a nota divulgada pelo site.

Baía assumira o cargo em 2007, depois de terminar a carreira como guarda-redes, quase sempre ao serviço do FC Porto.

Vítor Baía, que fará 41 anos em Outubro, começou a defender a baliza do FC Porto com 13 anos de idade e só deixou de ser "dragão" entre 1996 e 1999, anos em que actuou na liga espanhola, pelo FC Barcelona.

É dos jogadores com mais internacionalizações por Portugal - 80 – e o que tem mais títulos conquistados a nível mundial - 37 - incluindo a Liga dos Campeões, a Taça das Taças, a Taça UEFA e a Taça Intercontinental.

A Fundação Vítor Baía 99, criada em Junho de 2004, apoia o desenvolvimento social, económico, cultural, educativo, desportivo e artístico das crianças e adolescentes mais necessitados nas diversas áreas.