Com o mercado de transferências próximo do seu término - o mercado fecha dia 1 de setembro - os leões procuram ainda reforçar-se para poderem atacar as competições em que estão envolvidos, com foco natural no campeonato nacional.

A saída de Matheus Nunes - que certamente não estaria nos planos de Rúben Amorim - mas que naturalmente acrescenta alguma saúde financeira ao clube de Alvalade (45 ME + cinco milhões em objetivos), trouxe ainda maiores desequilíbrios ao plantel, onde escasseiam soluções no miolo, sobretudo na linha atacante.

Para o meio campo, o Sporting assegurou a contratação de Sotiris Alexandropoulos, jogador de 20 anos que foi recentemente contratado ao Panathinaikos e assinou um contrato de cinco temporadas com os leões. O Sporting pagou cerca de 4,5 milhões de euros pelo passe do atleta.

Sem um nome de um avançado na mira, existem ainda duas possibilidades para o Sporting reforçar o plantel. O nome mais forte que está a ser apontado é o de Arthur Gomes. O extremo de 24 anos do Estoril, totaliza pelo emblema da linha três golos e cinco assistências em 33 jogos.

O dianteiro, que foi formado no Santos, soma ainda passagens pela Chapecoense e pelo Atlético Goianense, tendo sido internacional pelas camadas jovens do Brasil, e representado o emblema canarinho no Campeonato do Mundo de sub-17 em 2015.

Arthur tem contrato com o Estoril até junho de 2024 e conta com um golo e uma assistência nesta temporada.

Artur Melo também é um dos nomes que tem sido falado para o meio campo leonino, mas ao que tudo indica está fora de órbita do Sporting. O médio da Juventus, considerado um excendentário no plantel do emblema de Turim, não parece estar ao alcance dos leões. Isto porque a 'vecchia signora' exige a transação do jogador da Juve, ou o pagamento de um valor pelo empréstimo. O jogador não conta para Maximiliano Allegri e o futuro deverá passar por outras paragens.

Problemas para Amorim resolver

Se o Sporting perdeu dois jogadores fulcrais na manobra da equipa, com as saídas de Palhinha e Matheus Nunes, neste momento, e antes do fecho do mercado, o plantel afigura-se curto, a que se juntam também as lesões de Paulinho, Jovane Cabral e mais grave a de Daniel Bragança, que retira criatividade ao meio campo leonino. Amorim parece motivado em seguir o plano traçado e não aparenta que mais nenhum avançado chegue a Alvalade. Ainda assim, os adeptos anseiam pela entrada de algum (s) reforço (s) para fazer face aos vários desafios que a equipa tem pela frente.

No que diz respeito às entradas já confirmadas, Hedemasa Morita, Francisco Trincão e Rochinha ainda terão que mostrar serviço face ao investimentos nas suas contratações. Quanto a St. Juste, que foi assolado por uma lesão durante a pré-temporada, precisa de somar minutos e para assim demonstrar os motivos pelo qual foi contratado. Tanto Trincão como Rochinha, já contam com uma assistência para golo, cada um no campeonato.

Em relação ao tema dos excendentários, o Sporting tem estado a arrumar a casa e os leões praticamente só têm um caso para resolver no plantel. Falamos de Eduardo Henrique, médio que chegou ao Sporting em 2019/20, proveniente do BSAD.

De acordo com a imprensa internacional, o Milwall, emblema da Championship, poderá ter interesse numa cedência até ao final da temporada. Os leões pretendem resolver mais este dossier até ao fecho do mercado, evitando assim ter mais um encargo ao nível dos salários. Para já o centrocampista encontra-se a treinar com a equipa B dos leões.

O jogador de 27 anos representou na temporada passada o Al Raed, onde somou 30 jogos e somou zero golos.

Entradas no Sporting até ao momento:

Jeremiah St. Juste - defesa central - 9,5 milhões de euros - Clube anterior - Mainz

Pedro Porro - lateral - acionada a cláusula de 8,5 milhões de euros - Clube anterior - Manchester City

Hidemasa Morita - médio defensivo - 3,8 milhões de euros - Clube anterior - Santa Clara.

Francisco Trincão - extremo - taxa de empréstimo de 3 milhões de euros - Clube anterior Barcelona.

Rochinha - extremo - 2 milhões de euros - Vitória SC.

Franco Israel - Guarda-Redes - 650 mil euros - Juve

Rúben Vinagre - pagamento da opção de compra ao Wolves de 10 milhões de euros.

Saídas no Sporting até ao momento

Pablo Sarabia (final do empréstimo)

João Virgínia (final do empréstimo)

Gonçalo Esteves (empréstimo ao Estoril)

João Palhinha - Fulham

Renan Ribeiro - Al-Ahli

Idrissa Doumbia - Alanyaspor

Matheus Nunes - Wolverhampton

Rúben Vinagre (Empréstimo ao Everton)

Eduardo Quaresma (Empréstimo ao Hoffenheim).

Slimani (rescisão de contrato).

Zouhair Feddal (final do contrato)