O Belenenses SAD agradeceu hoje à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a suspensão dos processos judiciais entre o clube e a sociedade desportiva, em reação ao comunicado do órgão federativo.
“A Belenenses SAD agradece à FPF, em particular ao seu presidente Dr. Fernando Gomes, a iniciativa que permite a suspensão de todos os processos judiciais pendentes entre a Belenenses SAD e o Clube de Futebol ‘Os Belenenses’, o que, sem o incentivo e empenhamento do Dr. Fernando Gomes, se antevia como muito difícil”, lê-se.
A direção da atual 16.ª classificada da I Liga portuguesa de futebol, presidida por Rui Pedro Soares, anunciou que “eventuais desenvolvimentos futuros serão informados oportunamente”.
O Belenenses já havia reagido ao comunicado da FPF, que anunciou que o clube do Restelo e o Belenenses SAD decidiram suspender as ações judiciais que tinham um contra o outro, informando que “a sua atuação se pauta pela concretização do caminho determinado” nas assembleias-gerais do clube.
“Informar os associados e os adeptos do Clube de Futebol ‘Os Belenenses’ que toda a sua atuação se pauta pela concretização do caminho determinado e defendido pelos associados do clube em sucessivas assembleias-gerais realizadas ao longo dos últimos anos”, informou o clube que milita atualmente na segunda divisão distrital de futebol de Lisboa.
A direção do Belenenses agradeceu “os bons ofícios” da FPF e do seu presidente, Fernando Gomes, “como sempre empenhado na procura da defesa da imagem do futebol português, aquém e além-fronteiras”.
Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que Fernando Gomes reuniu com os líderes do Belenenses e do Belenenses SAD, Patrick Morais de Carvalho e Rui Pedro Soares, respetivamente.
“Nesse seguimento, as partes aceitaram suspender todas as ações que têm uma sobre a outra. Ontem [quinta-feira] mesmo se concretizou oficialmente este facto”, lê-se.
Na mesma nota, o órgão federativo garante que vai continuar “a trabalhar com ambos os presidentes e as suas equipas para que se alcance uma solução digna dos valores desportivos” que todos defendem.
O clube e a SAD dos 'azuis' estão afastados desde o início da temporada 2018/19, quando o protocolo de utilização do Restelo pela SAD terminou e esta mudou a equipa profissional para o Estádio Nacional, no Jamor.
A Codecity, detida por Rui Pedro Soares, comprou 51% da SAD do Belenenses em 2012, mas as duas partes acabaram por entrar em litígio, seguindo-se várias ações em tribunal, com o clube a tentar impedir que a SAD usasse o seu nome e símbolos.
Outra das questões que estão a ser debatidas em tribunal é a possibilidade de o clube vencer os 10% que mantém do capital social da SAD.
Comentários