Depois do empate do Sporting frente ao AVS (2-2) na Vila das Aves, com o treinador dos leões a queixar-se dos critérios do VAR no final da partida, o Benfica recorreu às redes sociais para criticar o trabalho da equipa de arbitragem nesse encontro, bem como a pressão que dizem que o rival de Alvalade tem vindo a exercer sobre os árbitros.

"Profunda preocupação em face do crescente condicionamento e pressão sobre a arbitragem que as constantes declarações dos responsáveis do Sporting, presidente e treinador, à vez, provocam sobre as equipas que têm de apitar os seus jogos, impedindo-as de decidir de forma serena e racional, tal como se verificou hoje na Vila das Aves. O primeiro golo do Sporting é validado apesar das imagens que todos viram", começam por apontar.

"No segundo golo, o lance começa com um claro fora de jogo que não é assinalado e que condiciona todo o restante desenrolar da jogada. Para além disso, há episódios de agressividade extrema que deveriam ter merecido cartão vermelho e que pouparam, mais uma vez, o Sporting e o seu jogador, Diomande", prosseguem.

"Pressão constante e desmesurada sobre a arbitragem tem de acabar. De uma vez por todas! Em defesa da verdade desportiva", terminam.

O FC Porto também se fez ouvir nesta onda de descontentamento, questionando a montagem das câmaras do VAR em postes de iluminação.

"Câmaras montadas em postes de iluminação? Por ordem de quem? Conselho de Arbitragem? Liga Portugal? Nós avisamos e repetimos: A tecnologia VAR em Portugal é uma falácia em muitos estádios!", escreveram os portistas na rede social X.