Como será a preparação do novo campeão nacional Benfica? Encarnados arrancam a pré-temporada já no dia 5 de julho com os testes médicos e físicos. Segue-se depois um estágio em Inglaterra, de 9 a 15 de julho.
Olhemos então para o que poderá ser este Benfica de Roger Schmidt, versão 2023/24. Encarnados conquistaram o título de campeão nacional na temporada passada, e renovam a ambição para a nova temporada.
Quem saiu e quem pode sair?
A saída mais nuclear no Benfica até ao momento foi a de Alex Grimaldo. O lateral espanhol estava em final de contrato com os encarnados e mudou-se para a Bundesliga, onde vai representar o Bayer Leverkusen. A posição de lateral esquerdo será uma vaga difícil de preencher, uma vez que Grimaldo era uma das peças fundamentais na equipa de Roger Schmidt.
Já próximo do final da temporada, o Benfica confirmou também a saída a título definitivo de Julian Weigl para o Borussia Monchengladbach. O jogador de 27 anos já estava cedido ao emblema alemão que o comprou por pouco mais de sete milhões de euros.
Em relação a possíveis saídas, Gonçalo Ramos é um dos jogadores mais cobiçados do plantel. O dianteiro de 22 anos teve uma época muito profícua ao serviço do Benfica, com 27 golos apontados em 47 jogos. Tem por isso muito mercado, e PSG e Manchester United estão no encalço do jogador, que tem no entanto uma cláusula de rescisão bastante alta, cerca de 120 milhões de euros.
O caso Rafa é outro dos dossiers que tem que ser resolvido pelo clube. O extremo português pede muito dinheiro para renovar - cerca de 3,5 milhões de euros líquidos por temporada. As exigências do jogador chocam com as pretensões das águias e caso não haja acordo, Rafa poderá rumar a outras paragens.
Já o caso de João Mário é diferente. O médio terá sido tentado pelos milhões do campeonato saudita, tanto do Al Ahli, como do Al Hilal, equipa que será treinada por Jorge Jesus na próxima época, mas terá recusado a oferta. João Mário está confortável na Luz e para já não admite a saída.
Já no que diz respeito aos dispensáveis, o Benfica tem vários casos para resolver. Haris Seferovic (esteve cedido ao Celta de Vigo), Meité (foi devolvido pelo Cremonese) certamente terão que encontrar colocação em outro clube, já que não terão espaço no plantel.
O central João Victor, que atuou no Nantes na temporada passada, junta-se ao plantel na pré-época e quererá convencer Roger Schmidt de que tem valor para ficar no plantel.
O dianteiro Henrique Araújo não se conseguiu evidenciar no Watford e ainda não tem definido o futuro. O mesmo se passa com Paulo Bernardo (esteve cedido ao P. Ferreira), Tiago Dantas (cedido ao PAOK) e Tomás Araújo (cedido ao Gil Vicente). Confirmada ficou também a saída de Sandro Cruz que se ligou a título definitivo ao Chaves, com os encarnados a manterem 50 por cento dos direitos económicos do jogador que fez toda a sua formação nas águias.
Diego Moreira, jovem extremo de 18 anos, e que esteve ao serviço dos encarnados, não aceitou renovar pelo Benfica e assinou pelo Chelsea. O internacional português que disputou o Euro sub-21 terminou o vínculo com os encarnados.
Quem entrou e quem pode entrar?
Orkun Kokçu é para já a única contratação do Benfica esta temporada. O médio é um craque com méritos firmados, tendo custado 25 milhões de euros. O ex-jogador do Feyenoord assinou contrato até 2028 e fica blindado por uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros. É um dos jogadores de que se espera mais na próxima época.
Milos Kerkez é um dos alvos preferenciais do Benfica para render Alex Grimaldo no lado esquerdo da defesa. O lateral esquerdo do AZ Alkmaar, e internacional húngaro, é no entanto, um alvo difícil de assegurar já que outros clubes também estão no encalço do jovem defesa. O jogador tem um valor de mercado de 20 milhões de euros, valor que as águias consideram excessivo. Bolonha e Lazio também estão interessados no lateral. David Jurásek, lateral-esquerdo do Slavia Praga, é outra das alternativas para a posição. Os checos só aceitam libertar o jogador por verbas entre os 12 e os 15 milhões de euros.
Taty Castellanos é outro dos pontas de lança que o Benfica tem debaixo de olho com vista a reforçar o plantel na próxima temporada. Contudo, os encarnados contam com a concorrência pelo dianteiro de 24 anos. Na temporada passada, o jogador apontou 14 golos ao serviço do Girona em 37 partidas. Conta com um valor a rondar os 15 milhões de euros.
A equipa técnica liderada por Roger Schmidt também pretende aumentar a competitividade na baliza, onde para já Vlachodimos permanece de pedra e cal. Bento, guardião ao Athletico Paranaense de 24 anos, tem sido apontado como um potencial reforço . Contudo, o presidente do clube já veio afirmar que o Athletico não tem qualquer necessidade de vender o jogador.
O regresso de Di María também está a gerar grande entusiasmo entre as hostes encarnadas. O jogador encontra-se de férias na argentina, mas deverá assinar um contrato de um ano com os encarnados. O vínculo deverá ser assinado ainda durante esta semana. O criativo chegou ao Benfica em 2007, acabando por dar o salto para o Real Madrid em 2009/10.
Quem fica?
No Benfica, a permanência de Otamendi foi recebida com grande alegria por parte da estrutura e de todos os adeptos do Benfica. O central de 35 anos, e que se sagrou campeão do mundo pela Argentina, renovou até 2025 pelas águias, cedendo assim ao apelo de Roger Schdmit e dos adeptos. Isto apesar do interesse do River Plate que estaria interessado no regresso do central.
Há jogadores que Schmidt considera ainda fundamentais para a próxima temporada, como são os casos de Fredrik Aursnes, visto como um imprescindível para o técnico alemão. O jovem central António Silva, o lateral Alexander Bah, o médio Florentino Luís e o extremo David Neres foram outros dos jogadores que se evidenciaram na temporada passada e que o Benfica deverá querer manter no plantel no próximo ano. Mas já se sabe que quem dita as leis é o mercado.
Regresso ao trabalho e jogos de pré-época
Já se sabe que os encarnados regressam ao trabalho no próximo dia 5 de julho (quarta-feira) no Seixal com Roger Schmidt a dar o pontapé de arranque para a segunda temporada na Luz. No que diz respeito ao planeamento da pré-temporada, destaque para o estágio em Inglaterra, na Suíça e no Algarve, antes da já habitual Eusébio Cup. O Benfica regressa à competição com o sempre apetitoso encontro da Supertaça frente ao rival FC Porto logo no início de agosto.
Veja o calendário
5 de julho - regresso aos trabalhos no Seixal
9 de julho - viagem para Inglaterra para o estágio no St. George’s Park
12 de julho - jogo particular frente ao Southampton (15h) à porta fechada
15 de julho - fim do estágio em Inglaterra e viagem para a Suíça
16 de julho - jogo particular frente ao Basileia (15h)
20 de julho - Duelo entre Benfica e Al Nassr para o Troféu do Algarve
21 de julho - Duelo com o Celta de Vigo para o Troféu do Algarve
30 de julho - jogo particular frente ao Feyenoord, em Roterdão, às 15h
* Ainda não é conhecida a data da Eusébio Cup
Comentários