O presidente do SC Braga António Salvador lembrou, no passado 17 de fevereiro, que o clube minhoto continua a estar presente em todas as competições e que é o único clube português a fazê-lo nesta altura.
"O SC Braga é o único clube português que está a disputar as quatro frentes. Temos objetivos claros, mas também estamos cientes de que nesta fase devemos pensar jogo a jogo”, disse então Salvador, antes da partida da comitiva para a Suíça, onde iria defrontar o Sion, tendo saído de lá com a qualificação para os oitavos de final da Liga Europa.
Liga Europa que conta apenas com a participação de um clube português, este mesmo SC Braga. A equipa de Paulo Fonseca conseguiu ultrapassar o Sion nos 16 avos de final, com algum sofrimento na segunda mão, algo que o FC Porto e o Sporting não conseguiram repetir. Os Dragões caíram a mercê do Borussia Dortmund e os Leões diante do Bayer Leverkusen.
Quanto à Taça de Portugal, o SC Braga conseguiu, na passada quarta-feira, repetir a proeza da época passada ao agarrar o bilhete para a final do Jamor, eliminando o Rio Ave. O adversário dos bracarenses é o FC Porto, que luta apenas em duas frentes: campeonato e Taça de Portugal.
A meia final da Taça da Liga, troféu que o SC Braga venceu em 2013 pelas mãos de José Peseiro (agora treinador do FC Porto), ainda não tem data. O Benfica e o clube de Braga procurarão um lugar na final de Coimbra, a 16 de abril, onde o Marítimo já lá mora, depois de bater o surpreendente Portimonense. Depois do SC Braga, o Benfica é o clube que luta por mais títulos em Portugal, estando ainda presente na corrida pela conquista do tricampenato, Liga dos Campeões e Taça da Liga, prova que já venceu por seis vezes.
De todos os pratos que o SC Braga tem à sua frente, podemos dizer que a I Liga é o que está mais longe, uma vez que a equipa arsenalista está a 15 pontos do primeiro lugar, quando faltam dez jornadas para o final. Mesmo o terceiro lugar parece distante, mas não impossível, estando a 11 pontos do FC Porto. Contudo, a turma de Paulo Fonseca tem oito pontos de vantagem para o quinto lugar, ocupado pelo Rio Ave, dando sinais que reúne as condições para ter acesso direto à próxima edição da Liga Europa. Caso vença a Taça de Portugal, o SC Braga fará parte do lote de equipa na próxima fase de grupos da segunda prova europeia da UEFA e, por isso, até pode perder a quarta posição, mas a ambição bracarese não o permitirá.
O jogo deste domingo com o FC Porto, agendado para as 20h30, é o segundo maior prato desde fim de semana. É que a sul, Benfica e Sporting disputam o primeiro lugar e, caso haja empate no dérbi lisboeta e se o FC Porto vencer na 'Pedreira', os Dragões são os que mais beneficiam, uma vez que se aproximarão do pelotão da frente.
O estádio do SC Braga já mostrou ser muito complicado para os adversários, tendo perdido apenas uma vez para o campeonato, contra o Benfica, a 30 de novembro do ano passado. Nos 11 jogos disputados em casa, o SC Braga só perdeu uma vez e empatou três (V. Guimarães, Paços de Ferreira e Arouca).
Recorde-se que na primeira mão, no Dragão, as duas equipas empataram (0-0).
Comentários