O FC Porto anunciou, esta quarta-feira, a renovação de contrato com Iker Casillas por um ano, tendo mais um de opção. O guarda-redes espanhol, 37 anos, chegou aos dragões em 2015 e cumpre a quarta época em Portugal.

"Para mim é um dia muito especial e um dia muito importante porque continuo vinculado a um clube, a uma cidade e a um país que me diz muito. As coisas têm corrido bem e aqui sinto-me em casa. Sinto muito carinho. Quando se falou em continuar fiquei muito contente. Tinha essa ilusão e queria terminar a minha carreira nesta casa. Mantenho o compromisso com o presidente, o clube, a cidade e os meus companheiros", começou por dizer o guardião portista, numa cerimónia em pleno relvado do Estádio do Dragão, junto da baliza do topo sul.

"Quero estar sempre a cem por cento para ajudar este clube a conseguir grandes festas e grandes títulos, que é o que todos os portistas querem. Agradeço a confiança que o presidente depositou em mim, não é fácil apostar em alguém com quase 38 anos. Quero ficar aqui até acabar a minha carreira como futebolista", acrescentou.

Questionado sobre a possibilidade de continuar a jogar depois dos 40 anos, Casillas respondeu: "Não acredito, é difícil. Quando chegas a uma certa idade é preciso pensar época a época. Tanto pela vontade que eu possa ter ou não, como pela possibilidade de não render a 100 por cento por causa da idade."

A um jogo de chegar aos 150 encontros no FC Porto, Casillas revelou qual foi o momento mais marcante desde que chegou à Invicta. "Não sabia que faltava esse jogo. Tenho grandes recordações de grandes jogos. No ano passado conseguir a vitória no minuto 90 em Lisboa que te aproximava do título de campeão foi muito emocionante", disse.

Casillas recusou ainda fazer comparações entre o atual clube e o Real Madrid, no qual cumpriu toda a carreira antes de rumar ao futebol português.

"Não sei se se pode comparar. São etapas diferentes, aqui cheguei com 34 anos e todos podiam pensar que era só mais um ou dois anos. Quando chegas custa, porque tens de adaptar-te a outro futebol e outro país. Mas depois há tranquilidade, com o carinho que tive. E o que rodeia, não só o clube mas também a cidade, as pessoas são adoráveis, carinhosas. Tratam-me muito bem, não só a mim como à minha família", disse.

Casillas, de 37 anos, cumpre a quarta época nos ‘azuis e brancos’, pelos quais se estreou em 15 de agosto de 2015, no triunfo caseiro frente ao Vitória de Guimarães (3-0).

Em Portugal, o guarda-redes conquistou o campeonato em 2017/18 e a Supertaça Cândido Oliveira de 2018.

Antes, no Real Madrid, no qual cumpriu toda a carreira, venceu três Ligas dos Campeões, um Mundial de clubes, duas Taças Intercontinentais, duas Supertaças Europeias, cinco Ligas espanholas, duas Taças do Rei e quatro Supertaças de Espanha.

Já ao serviço da seleção espanhola, conquistou dois Europeus (2008 e 2012) e um Mundial (2010).