O clássico deste ano entre Benfica e FC Porto, no Estádio da Luz, pode definir o próximo campeão nacional. Isto bastaria para definir a importância do encontro, mas a história que ele encerra permite perceber a magia e rivalidade que ele encerra.
E falar do passado de clássicos entre Benfica e FC Porto é impossível sem referir um bastante recente: na temporada transata, num ano memorável, os dragões venceram o campeonato e, mais do que isso, fizeram a festa no Estádio da Luz, depois de bater o Benfica por 2-1. No comando técnico dos dragões estava André Villas-Boas, que bateu os encarnados em todas as frentes e deixou a Luz às escuras.
Na memória recente este é, possivelmente, o clássico entre águias e dragões de efeitos mais marcantes, mas a história entre os dois emblemas é bastante mais vasto: para a liga portuguesa, no Estádio da Luz, foram 77 encontros, com 41 vitórias do Benfica, apenas 13 do FC Porto e ainda 23 empates.
Entre tantos clássicos, ganham destaque as goleadas e o Benfica possui no seu historial um resultado que, possivelmente, jamais poderá repetir: decorria a época 1942/43 quando em jogo do Campeonato Nacional da I Divisão os encarnados bateram os azuis e brancos por 12-2.
Já os dragões, a diferença mais dilatada que alcançaram nos jogos na Luz, em partidas do campeonato, foi de dois golos.
Nos últimos dez anos, o FC Porto tem-se saído melhor nos jogos na Luz. Para além da vitória do ano passado, sob o comando de Villas-Boas, os dragões venceram mais três vezes, contra duas das águias.
Comentários