"O Haaland da Academia de Alcochete”. É assim que o jornal espanhol AS abre o artigo, citando palavras do jornal O Jogo, para revelar o diamante em bruto que é Nicolai Skoglund.
O jovem norueguês, de 17 anos, está a demonstrar a Rúben Amorim que caso precise de reforçar o ataque leonino com mais golos, basta procurar no plantel dos sub-23. Skoglund é norueguês, veloz, potente e alto. Características que fazem lembrar Erling Haaland, do Borussia Dortmund.
Com apenas 17 anos - nasceu a 3 de janeiro de 2003 - Skoglund participou recentemente num jogo organizado por Rúben Amorim em Alcochete. De um lado, os jogadores que não representaram as seleções e, do outro, os jovens da academia. Skoglund foi um dos que mais se destacou: marcou dois golos na goleada por 5-0 aos veteranos.
O norueguês chegou a Alcochete em 2018, proveniente dos tailandeses do Cruzeiro de Phuket e desde então vem captando muita atenção por parte dos dirigentes leoninos. Nos sub-23, já disputou cinco jogos e marcou dois golos. Uma eficácia que se torna mais relevante se considerarmos que só atuou durante 162 minutos, já que nos primeiros quatro jogos começou no banco de suplentes. Na última partida, já conquistou o direito à titularidade.
A Noruega como o novo berço de talentos
Aos 16 anos, Nicolai Skoglund integrou o grupo de 12 jogadores que assinou contrato profissional com o Sporting em março do ano passado. Uma ligação que se fortaleceu com a assinatura de uma renovação em outubro passado, mostrando que o Sporting deposita muita confiança neste jogador. A publicação no jornal AS desafia os amantes do futebol a estarem atentos à evolução de Skoglund.
A comparação é inevitável e, levando em consideração o hype gerado por Erling Haaland, parece haver a necessidade de encontrar novos diamantes em bruto, seja no futebol ou na imprensa. O jogador leonino junta-se a uma lista onde estão também Odegaard e Sorloth, demonstrando que da Noruega não vêm só bons bacalhaus.
Veremos como Skoglund evolui nos próximos meses e se o Sporting o elevará à equipa principal ou se será 'caçado' por tubarões maiores.
Comentários