O treinador do Nacional, Manuel Machado, pediu hoje muita concentração aos seus jogadores para trazer um bom resultado de Barcelos, no domingo, no jogo frente ao Gil Vicente, da 21.ª jornada da I Liga de futebol.
O treinador dos insulares concorda que a equipa está mais confiante face aos últimos resultados positivos, mas alertou para os excessos que, no seu entender, são prejudiciais.
«Naturalmente que o Nacional está mais confiante, mas em nenhum momento os excessos podem estar presentes, basta perdermos concentração e tudo se transforma em insucesso», afirmou Manuel Machado em conferência de imprensa.
Apesar do reconhecimento do aumento dos níveis de confiança, que «os últimos resultados conferem», Machado diz que a equipa terá de «pôr em prática aquilo que tem feito ultimamente», caso contrário, não atingirá o objetivo que tem para o jogo.
Contudo, apesar das melhorias, o treinador da equipa madeirense alerta para aquilo a que denomina de «ciclos de rendimento».
«Estamos numa fase da época em que as coisas se vão decidir, há ciclos de rendimento e todos devemos ter calma para não tirar ilações precipitadas», observou, afiançando que «cada jogo é determinante, quer para os que lutam pelo título, pela Europa ou simplesmente pela permanência».
Quanto ao adversário, Manuel Machado considera que o Gil Vicente «vai lutar com tudo o que tem».
«Só fazendo algo mais do que eles, poderemos trazer pontos, se assim não for, vamos dar-nos mal», explicou.
Relativamente ao rendimento da equipa após a sua chegada, foi taxativo: «Há um conjunto de melhorias, porque, de facto, o Nacional que encontrei era 15.º à sétima jornada, tinha sofrido 13 golos e tinha marcado oito e isso são indicadores aritméticos que não dão azo a grande discussão. Agora, estamos no nono lugar, há mais eficácia defensiva e conseguimos melhorar o rendimento ofensivo. Há progresso, não é o que desejaríamos, mas é notório».
A terminar, o técnico observou que faltam disputar 30 pontos: «Temos a consciência das dificuldades, não é tarefa fácil, mas é possível chegar a um lugar europeu, por isso vamos lutar por ele».
O Nacional, nono classsificado com 23 pontos, defronta pelas 16h00 de domingo, em Barcelos, o Gil Vicente, 13.º com 19, em jogo relativo à 21.ª jornada da I Liga de futebol, que será arbitrado pelo lisboeta João Capela.
Comentários