Decorria o minuto 90+2 do Sporting-Benfica quando Matheus Nunes, de cabeça, assinou o golo da vitória dos 'leões' (1-0) em Alvalade. Após um cruzamento de Pedro Porro da direita, Vlachodimos defendeu para a zona central onde estava o médio brasileiro que, sozinho, atirou para o fundo da baliza a resolveu o encontro.
Começa a ser tradição ver a equipa de Rúben Amorim marcar golos nos minutos finais, na maioria dos casos com selo de vitória. Como foi o caso da meia-final contra o FC Porto, para a Taça da Liga, que o Sporting venceu por 2-1, depois de ter estado a perder. Um bis do suplente Jovane Cabral, aos 86 e 94 minutos, depois de Marega adiantar os 'azuis e brancos', aos 79, selou o triunfo dos 'leões', que acabariam mesmo por vencer a competição.
Jovane bisa e dá vitória ao Sporting
Foi também no clássico com o FC Porto, da 4.ª jornada do campeonato, que o Sporting conseguiu evitar a derrota com um golo de Vietto na reta final. Nuno Santos abriu o marcador para os 'leões' logo aos quatro minutos, mas o conjunto azul e branco deu a volta com golos de Uribe e Corona. Aos 88 minutos, contudo, Luciano Vietto (lançado na segunda parte) assinou o 2-2 final, na recarga a um primeiro remate de Sporar, após cruzamento de Pedro Gonçalves na direita.
Na ronda seguinte, o Sporting esteve muito perto de empatar na visita ao Santa Clara, com os 'leões' a chegarem à vantagem por Pedro Gonçalves (20') e Thiago Santana a restabelecer a igualdade perto do intervalo. Aos 81 minutos, Pedro Gonçalves aproveitou a saída precipitada de Marco para fazer o 2-1 final, deixando Rúben Amorim a respirar de alívio.
Recorde o golo de Pedro Gonçalves ao minuto 81
A maior reviravolta do Sporting na presente temporada aconteceu na receção ao Gil Vicente, no duelo da 1.ª jornada que teve de ser adiado devido à COVID-19, em que os 'leões' viraram o resultado em apenas três minutos. Lucas Mineiro marcou para os gilistas aos 52' mas, aos 81', Sporar fez o empate que inspirou a 'cambalhota' no marcador, assinada por Tiago Tomás, aos 84' - dois jogadores que tinham saído do banco leonino. Pedro Gonçalves, aos 90+6, fez o 3-1 final.
Depois do empate em Famalicão, o Sporting recebeu e venceu o Farense, em Alvalade, graças a um penálti convertido por Sporar nos descontos (1-0). Na sequência de um livre, Defendi saiu da baliza para sacudir a bola e acertou em Feddal. André Narciso assinalou grande penalidade e mostrou o segundo cartão amarelo ao guarda-redes, que foi expulso. Chamado a bater o castigo máximo, Sporar não falhou, dando o triunfo aos leões aos 90+1.
Contas feitas, o Sporting já amealhou um total de 13 pontos no campeonato com golos marcados nos minutos finais (quatro vitórias e um empate), a que se junta a reviravolta lograda frente ao FC Porto na meia-final da Taça da Liga.
Questionado recentemente sobre os golos tardios da equipa, Rúben Amorim recusou tratar-se de uma espécie de 'Fergie time' - alusão aos golos marcados pelo Manchester United de Alex Ferguson nos últimos minutos e uma expressão que ficou célebre na conquista da Champions frente ao Bayern Munique com dois golos nos descontos.
"O mérito é dos jogadores, eles acreditam até ao ultimo momento. São muito irreverentes, se dependesse da equipa técnica marcávamos logo no primeiro minuto para despachar. O mérito é deles, que acreditam em momento difíceis", afirmou o treinador do Sporting, a propósito do 'bis' de Jovane na reta final do encontro com o FC Porto, para a Taça da Liga.
Já nesta segunda-feira, depois do triunfo sobre o Benfica, Rúben Amorim defendeu que o golo de Matheus Nunes, aos 90+2', serviu de recompensa pela procura da vitória: "Esta 'estrelinha procura-se no dia a dia. Acreditávamos que podíamos fazer o golo, o jogo não tinha terminado. Aproveitamos todos os minutos para crescer e vencer os jogos."
Comentários