Famalicão e Boavista estão entre as dez oito equipas que ainda não conheceram o sabor amargo da derrota, nos dez campeonatos europeus de futebol com melhor pontuação na UEFA. Os dois emblemas nortenhos integram uma lista onde encontramos colossos como o Liverpool, Juventus e Real Madrid, de acordo com dados do 'Playmakerstats'.
O Famalicão está a ser a grande novidade na edição 2019/2020 da Primeira Liga portuguesa. A equipa de João Pedro Sousa, que subiu de divisão na última época, lidera a prova com 19 pontos, fruto de seis vitórias e um empate, sendo que um dos triunfos foi conseguido em Alvalade frente ao Sporting na penúltima jornada. Dessas seis vitórias, três delas foram longe de casa. O Boavista, que está no 7.º posto, soma duas vitórias e cinco empates.
Dos dez emblemas que ainda não perderam, apenas dois somam por vitórias todos os jogos realizados: Liverpool e Shakhtar Donetsk, de Luís Castro. Os ingleses, atuais campeões europeus, lideram a Premier League com 24 pontos, mais oito que o Manchester City, segundo colocado.
O Shakhtar Donetsk de Luís Castro segue imparável na Liga Ucraniana e soma por vitórias os dez jogos realizados, estando agora com 10 pontos de vantagem sobre o Dinamo Kiev e Desna, ambos com 20 pontos.
Em Itália, a Juventus quebrou a invencibilidade do Inter Milão e roubou-lhe a liderança, pelo que agora a equipa de Cristiano Ronaldo é a única sem derrotas na Liga Italiana. A 'Juve' de CR7 soma um empate e seis vitórias.
Com as derrotas caseiras do Bayern Munique na derradeira jornada frente ao TSG Hoffenheim e do RB Leipzig com o Schalke04 na sexta jornada, o Wolfburgo passou a ser o único clube que ainda não sentiu o 'sabor amargo' da derrota na Bundesliga. O Wolversburgo é segundo com 15 pontos, menos um que o Borussia M´gladbach, em oito jogos realizados.
Em Espanha, o Real Madrid carrega sozinho a coroa da invencibilidade, apesar de todas as críticas à equipa de Zidane. Os 'blancos' ficaram com este estatuto depois das últimas duas derrotas do Athletic Bilbao frente ao Valência e ao Celta de Vigo. Os merengues lideram a prova com 18 pontos em oito jogos (cinco vitórias, três empates).
Na Holanda o Ajax e o PSV Eindhoven ainda não perderam e lideram, em conjunto, a Eredivisie, ambos com 23 pontos em nove jogos (sete vitórias e dois empates).
O Club Brugge, líder da Liga belga com 23 pontos em nove jogos, é outro clube que ainda não perdeu no campeonato (sete vitórias e dois empates).
Fora do top-ten do ranking da UEFA está a Grécia que nos apresenta duas equipas invictas e são ambas treinadas por portugueses. O Olympiacos do técnico Pedro Martins, onde jogam os lusos José Sá, Rúben Semedo e Daniel Podence, lidera com 15 pontos (um empate e cinco vitórias), o PAOK, liderado por Abel Ferreira e onde joga Vieirinha, tem quatro vitórias e dois empates e é terceiro colocado.
Comentários