O Famalicão é o clube que mais jovens contratou para o atual plantel, de acordo com um estudo do Observatório do futebol. O CIES analisou equipas das principais divisões de 31 países da UEFA, tendo em conta a média de idades dos jogadores contratados e que fazem parte do atual plantel. Nestas contas não entram os jogadores formados pelos clubes nem os que voltaram de empréstimo. O CSKA Moscovo aparece a liderar a lista, com uma média de 21,1 anos entre os jogadores recrutados para o atual plantel.
Em Portugal, os 26 jogadores contratados pelo Famalicão tem uma média de idades de 22,8 anos. Em segundo lugar na I Liga aparece o Vitória de Guimarães: os 26 futebolistas recrutados que estão no atual plantel vimaranense apresentam uma média de idades de 23,6 anos.
Seguem-se Gil Vicente e Moreirense (24,3), Boavista (24,4), Nacional (24,6), Paços de Ferreira (24,7), Portimonense (24,9). Entre os 'três grandes', o Benfica é aquele que mais aposta em jovens na altura de ir ao mercado. No atual plantel foram contratados 23 jogadores, com uma média de idades de 25,1 anos.
Na I Liga, destaque pela negativa para Farense, B-SAD e FC Porto. A média de idades das contratações do emblema de Faro é de 26,4 anos, do FC Porto B-SAD é de 26,0. Do atual plantel do Sporting há 24 anos jogadores contratados, cuja idade média é de 25,5 anos.
Nas cinco principais ligas, o destaque vai para o Real Madrid. Os merengues mudaram de política e nos últimos anos apostam mais em estrelas emergentes. No atual plantel às ordens de Zidane, a média de idades das contratações ronda os 22,2 anos. O RB Leipzig (22,3 anos) e o OGG Nice de França (22,5 anos) são as equipas dos 'big five' que mais se aproximam do Real Madrid.
Em Inglaterra destaca-se o Tottenham, de José Mourinho (23,9 anos), em Itália o AC Milan (24,3 anos).
Comentários