Francisco Conceição está de regresso ao FC Porto. A transferência foi oficializada há instantes pelos Dragões que recem o jovem avançado português, e filho do treinador Sérgio Conceição, por empréstimo do Ajax.

Em comunicado no seu sítio oficial, os ‘azuis e brancos’ confirmaram a chegada do sexto reforço para 2023/24, sem pormenorizarem se o negócio contempla cláusula de compra.

“Fiquei muito feliz por haver esta possibilidade de regressar. Queria sair, apareceu o FC Porto e achei que era o momento certo para voltar e me sentir realmente feliz, pois é aqui que me sinto bem. Agora, espero que comece rápido [a jogar] para poder mostrar serviço em campo. Quero ganhar títulos, porque este clube merece. É para isso que trabalhamos todos os dias”, frisou Francisco Conceição, em declarações aos meios do clube portista.

Filho de Sérgio Conceição, treinador dos ‘dragões’, o extremo tinha assinado por cinco temporadas com o clube neerlandês no verão passado, mas fez apenas um golo e três assistências nos 28 jogos disputados em 2022/23 pela equipa principal - seis dos quais enquanto titular -, intercalados com sete duelos e cinco tentos no conjunto ‘secundário’.

Francisco Conceição, de 20 anos, viu o Ajax ativar a sua cláusula de rescisão de cinco milhões de euros (ME) junto do FC Porto, pelo qual se estreou a nível profissional, após passagens pelas camadas jovens de Sporting (de 2011 a 2017) e Padroense (2017/18).

“Quando vamos para fora, aprendemos muitas coisas. Estou mais maduro, aprendi muito e espero mostrar dentro de campo que estou preparado para fazer a diferença. [De fora] Sofre-se mais. Torci pelo clube do meu coração, mas agora é mais fácil estar dentro das quatro linhas. Fico com a sensação de que nunca saí daqui pelo carinho dos adeptos. Só quero mostrar que podemos ganhar muitos títulos e que posso fazer a diferença”, notou.

Dividido entre as equipas B e principal dos ‘dragões’ em 2020/21, o dianteiro fixou-se em definitivo no plantel de Sérgio Conceição na temporada seguinte e arrebatou a I Liga e a Taça de Portugal, despedindo-se com três tentos e três passes para golo em 50 duelos.

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, mostrou-se “muito satisfeito” pelo regresso de Francisco Conceição, que “acreditou sempre” que se viria a concretizar, e admitiu a “grande utilidade” aportada pelo internacional sub-21 na equipa ‘azul e branca’.

“Estamos a fazer de tudo para que possamos ter grandes probabilidades de vencer todas as provas em que estamos inseridos e ele é mais um para acrescentar ao nosso valoroso plantel. [A transferência] Proporcionou-se normalmente. O atleta viu uma possibilidade de poder sair, queria sair e nós também queríamos que voltasse. Não vou dizer que foi fácil, mas tudo se concretizou e acabou em bem”, partilhou o dirigente, citado pelos ‘dragões’.

Francisco Conceição é a sexta contratação assegurada pelo FC Porto na atual janela de transferências e junta-se ao defesa Jorge Sánchez, que chegou igualmente esta semana por cedência do Ajax, aos médios Alan Varela (ex-Boca Juniors) e Nico González (ex-FC Barcelona) e aos avançados Iván Jaime (ex-Famalicão) e Fran Navarro (ex-Gil Vicente).

“É um mercado muito positivo por dois aspetos principais: não saíram muitas das nossas ‘estrelas’ que foram assediadas - tais como o Diogo Costa, o Pepê e outros jogadores - e a quantidade e qualidade dos reforços são uma mais-valia para o plantel. Estou bastante satisfeito e focado em termos uma boa temporada”, finalizou Jorge Nuno Pinto da Costa.