João Gonçalves foi o árbitro escolhido pela Secção Profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o primeiro jogo grande da I Liga 2025/26, entre o Sporting e FC Porto, no sábado.

O jovem juiz de 33 anos, que está inscrito da Associação de Futebol do Porto, estreia-se em clássicos, mas já apitou o FC Porto por cinco vezes e o Sporting em quatro ocasiões, em jogos oficiais.

Dos nove jogos que apitou Leões e Dragões, nunca estas duas equipas perderam, e só por uma vez não ganharam.

João Gonçalves é um árbitro que deixa jogar e tenta sempre gerir os jogos, recorrendo poucas vezes aos cartões. Dos nove jogos, só por uma vez puxou do vermelho, por acumulação, em jogos envolvendo Sporting ou FC Porto.

E nos amarelos, foi sempre muito poupado: 19 em jogos do FC Porto e 16 em encontros do Sporting.

FC Porto: cinco jogos, cinco vitórias portistas

Este será o sexto jogo do FC Porto que João Gonçalves irá dirigir a nível oficial. Com ele no apito, os Dragões venceram sempre. São cinco jogos, cinco vitórias, 17 golos marcados e dois sofridos.

Jogos recentes FC Porto

João Gonçalves estreou-se a apitar jogos do FC Porto aos 31 anos quando, em 2023, dirigiu a goleada dos azuis e brancos ao Arouca (4-0), na Taça de Portugal 2023/24. Um jogo tranquilo onde mostrou dois amarelos, todos a jogadores arouquenses: David Simão e Antony.

Estreou-se a dirigir os Dragões na I Liga na mesma época, quando apitou o FC Porto 3-1 Casa Pia, da 13.ª jornada da prova, no jogo 500 do treinador Sérgio Conceição à frente de equipas portuguesas. Aí mostrou o amarelo por três vezes a jogadores do FC Porto e uma vez a um jogador dos Gansos.

Nesse mesmo ano, esteve no FC Porto 4-1 Vizela (28.ª jornada) e mostrou três amarelos aos vizelenses, dois deles por acumulação a Matías Lacava, expulso aos 49 minutos.

Na época passada João Gonçalves só apitou os azuis e brancos em duas ocasiões: nos 4-0 ao Boavista, na 16.ª jornada da I Liga (quatro amarelos para o FC Porto e dois para o Boavista) e nos 2-0 ao Arouca, na 24.ª ronda da prova (dois amarelos a jogadores portistas e outros dois a atletas dos Lobos da Serra da Freita).

Ao todo, mostrou amarelos nove amarelos a jogadores do FC Porto e 10 aos adversários dos Dragões e um vermelho por acumulação.

Sporting: quatro jogos, três vitórias leoninas

Só por uma vez o Sporting não venceu com João Gonçalves a apitar. Foi no fantástico empate 4-4 diante do Vitória de Guimarães, na 17.ª jornada da I Liga 2024/25. Mostrou oito amarelos, quatro a cada equipa.

Jogos recentes Sporting CP

De resto, os Leões venceram os outros três jogos. O primeiro na 33.ª jornada da época 2023/24, no 1-0 ao Estoril no António Coimbra da Mota. Amarelos, só dois e a jogadores canarinhos, aos 75 e 90+1.

Voltaria a apitar nova visita leonina à Amoreira (3-0), na 7.ª jornada da I Liga 2024/25 e novamente apenas dois amarelos, a jogadores do Estoril. O outro encontro do Sporting comandado por João Gonçalves foi a vitória por 3-1 ao Rio Ave. Na disciplina, dois amarelos para cada lado.

A nível disciplinar, mostrou 10 amarelos aos jogadores adversários do Sporting e seis aos futebolistas dos Leões.

O Sporting-FC Porto está marcado para às 20h30 de sábado, em Alvalade. Ângelo Carneiro e Pedro Ribeiro vão ser os árbitros assistentes. Miguel Nogueira será o quarto árbitro. Rui Costa irá estar no videoárbitro, assistido por Paulo Brás.