Depois de duas derrotas (Benfica na Primeira Liga e Barcelona na Liga dos Campeões), o FC Porto regressou, este domingo, às vitórias na receção ao Portimonense, referente à oitava jornada do campeonato português de futebol. Evanilson marcou o golo numa partida em que os dragões mostraram-se com muitas dificuldades na finalização.
Toni Martinez, com poucos minutos em campo, ainda colocou a bola na baliza durante o tempo de compensação, mas o lance foi invalidado por fora de jogo, numa altura em que o FC Porto já estava a jogar com dez elementos após a expulsão de David Carmo.
Tal como se esperava no onze portista, Zé Pedro foi o escolhido para render o castigado Fábio Cardoso, expulso no clássico com o Benfica. Em relação à derrota com o Barcelona, Sérgio Conceição apostou ainda em Nico González e Evanilson, deixando no banco Eustáquio e Galeno.
Otávio, jogador que recentemente trocou o FC Porto pelos sauditas do Al-Nassr, esteve presente nos camarotes do Estádio do Dragão e foi fortemente aplaudido pelos adeptos antes do apito inicial.
O FC Porto entrava em campo sabendo da vitória do rival Benfica no dia anterior, por isso, fez questão de entrar forte e, após duas tentativas, Evanilson inaugurou o marcador aos 09 minutos. Relvas ainda tentou o corte de carrinho mas o remate do avançado brasileiro desviou no central do Portimonense, traindo o guarda-redes Vinícius.
Depois do golo e até ao intervalo, a equipa de Sérgio Conceição teve o jogo controlado, desenvolveu bem no meio-campo, mas não conseguiu ampliar a vantagem, deixando tudo em aberto para o segundo tempo.
Veja ainda as melhores imagens da primeira parte
A segunda parte arrancou com boas oportunidades para o FC Porto marcar (49' e 56'), mas o guarda-redes da formação algarvia esticou-se para duas grandes defesas aos remates de Pepê.
Por volta dos 58 minutos, o Portimonense teve uma boa oportunidade para marcar na sequência de um corte falhado de David Carmo e erro de Zé Pedro. A bola sobrou para Ronie Carillo cujo remate foi parar às mãos de Diogo Costa. Um minuto depois, Hélio tinha tudo para fazer o empate mas esbarrou-se com uma enorme defesa do guardião internacional português.
Do outro lado, os dragões tiveram um manancial de oportunidades para fazer o 2-0 e 'matar' a partida, mas os avançados azuis e brancos continuam a falhar (e muito) na finalização, algo que tem prejudicado a equipa nos últimos dias.
Na reta final, David Carmo viu o segundo cartão amarelo por uma falta irresponsável sobre Paulinho, deixando o FC Porto reduzido a dez elementos, numa altura em que a equipa comandada por Paulo Sérgio arriscava em procurar sair do Dragão com um ponto.
Toni Marttínez, que tinha entrado aos 76 minutos para o lugar de Evanilson, ainda colocou a bola na baliza mas o lance acabou por ser invalidado por fora de jogo, sem que o árbitro Nuno Almeida tenha recorrido às imagens, confiando no que havia dito a equipa do VAR pelo auricular.
Com este triunfo, o FC Porto continua no terceiro lugar do campeonato com 19 pontos, os mesmos do Sporting, que joga ainda com o Arouca, e a dois do Benfica. O Portimonense, que vinha de uma vitória, é 12.º, com oito.
Comentários