Raramente o Estádio do Dragão viveu uma noite tão fria. Com as claques em protesto e os restantes adeptos desiludidos após uma época sem títulos, foi um ambiente gélido aquele que se viveu no jogo que marcou o fim da época "azul-e-branca".
Ainda se ouviram alguns aplausos quando Aboubakar encostou para um tardio golo inaugural e quando Danilo confirmou o triunfo já nos "descontos" mas, de resto, foi uma noite triste para o FC Porto. O silêncio quase absoluto foi a nota dominante de uma partida que, no que toca ao jogo jogado, passará completamente ao lado da história.
Com tudo já decidido para FC Porto e Penafiel, o primeiro tempo foi de natural superioridade dos "dragões", que defrontavam o último classificado da Liga. Os falhanços, no entanto, foram muitos. O pior de todos foi o de Brahimi em cima do intervalo. Com a baliza "escancarada", o argelino falhou de forma escandalosa. De resto, Brahimi voltou a estar muitos furos abaixo das suas capacidades, como esteve ao longo de grande parte da segunda volta.
Já depois do intervalo e depois de mais algumas oportunidades desperdiçadas, grande parte dos adeptos preparava-se para abandonar o estádio com dois pontos perdidos em casa diante do "lanterna vermelha", mas Aboubakar lá salvou a honra da equipa da casa com uma finalização subtil e eficaz.
O momento mais simbólico, no entanto, acabou por ser o golo de Danilo, o único jogador com saída já confirmada do Dragão, exceção feita aos emprestados. O lateral brasileiro encostou para o segundo da noite e conseguiu despedir-se da melhor forma do primeiro clube que o recebeu na Europa.
Para Danilo segue-se o gigante Real Madrid, mas na hora da despedida houve tempo para admitir que a equipa "falhou" na temporada ao não conquistar qualquer título. O brasileiro deu razão ao público pelos protestos e desejou "toda a sorte do mundo" aos azuis-e-brancos.
Já o futuro de Julen Lopetegui continuará a passar, pelo menos por agora, pela cidade Invicta. Apesar da temporada sem títulos, Pinto da Costa faz questão de manter a equipa técnica e o espanhol garantiu já estar "a trabalhar para a próxima época".
A conferência de imprensa do Penafiel no pós-jogo mereceu também notas de destaque. Carlos Brito fez um curto balanço da temporada dos durienses, que estão a caminho da Segunda Liga, mas, mais importante do que isso, o presidente do clube colocou o seu lugar à disposição. António Gaspar Dias surgiu no auditório do Estádio do Dragão ao lado do seu treinador e anunciou que está disponível para convocar eleições antecipadas, assumindo responsabilidade pelo falhanço no primeiro escalão.
Comentários