O Sporting sagrou-se bicampeão nacional frente ao Vitória de Guimarães, depois de vencer por 2-0. Os jogadores fizeram a festa e já reagiram à conquista da equipa.

Confira as declarações dos jogadores

Gyokeres

Despedida: "Se foi a despedida perfeita do Sporting? Vamos ver, não sei. Ainda estou cá. Não sei qual é o futuro. Vamos esperar, porque ninguém consegue adivinhar o futuro."

Jogo: "[Em português] Um jogo muito bom para nós. Muito feliz por marcar o golo e ganhar."

Bicampeonato: "Significa tudo. O objetivo mais importante era acabar campeão. No último jogo é incrível. O apoio tem sido incrível toda a época. Não só hoje. Em novembro e dezembro quando chovia era igual."

Taça de Portugal: "Estamos na final, claro que procuramos a vitória. Queremos celebrar isto e não pensar em mais nada."

Mensagem para os adeptos: "Obrigado por tudo, tem sido uma época fantástica. Vamos celebrar juntos."

Rui Silva

Reforço de inverno: "Foi um passo muito importante na minha carreira, acertei em cheio. Entrar na história deste clube é muito gratificante para mim. Passámos por muitos momentos [difíceis], muitas lesões, jogadores importantes de fora, jogos em que estivemos em inferioridade e reagimos. Não há jogos fáceis e temos de ser gratos por tudo o que fizemos. Deixámos os sportinguistas orgulhosos. Espero ser feliz nesta casa que me recebeu de braços abertos. É um grande privilégio jogar no Sporting. Entrei pela porta grande e o meu primeiro título em Portugal deixa-me muito orgulhoso."

Taça de Portugal: "Vamos desfrutar do bicampeonato, muito sofrido e muito longo, festejar com os nossos adeptos. Para a semana, há mais [na final da Taça de Portugal, com o Benfica]. Os adeptos apoiaram-nos sempre, sentimo-nos a jogar em casa. Sem eles, era impossível. Este grupo fantástico e a solidariedade entre todos é também muito importante."

Jogo: "Sabíamos que hoje seria um jogo muito difícil, em casa e com muita ansiedade, como com o Gil Vicente. Há muito em jogo, não só para nós como para outros. Na Luz [empate 1-1], fizemos um excelente jogo e agora conseguimos rematar em casa."

Marquês de Pombal: "A expectativa é desfrutar, festejar e fazer felizes os adeptos, que merecem muito".

Geovany Quenda

"Sentimento de orgulho. Quero agradecer às pessoas que estão connosco desde o primeiro jogo com o Rio Ave."

Ano especial: "Jogar com a camisola do Sporting é um sonho. É continuar assim e jogar na próxima época. Ttrabalhei sempre para jogar aqui ao lado dos meus ídolos."

Marquês de Pombal: "Já vi vídeos. Ontem mostraram-me, daqui a pouco sou eu. Vou estar a viver o sonho. No ano passado estava na piscina. Já vou meter no Instagram."

Chelsea: "Agora estou cá, o importante é desfrutar."

Gyokeres: "Isso é com o Viktor. Não podemos pensar nisso."

Pedro Gonçalves

"Só tenho de agradecer a todos os adeptos, que sempre acreditaram em nós e à minha família. Há histórias que já estão escritas, todos sabiam que ia marcar e que ia ser importante, jogasse 30, 60 ou 90 minutos. Todos merecem que sejamos bicampeões. Estou a habituar mal as pessoas, alguns jogadores aqui já são três vezes campeões e é isto que faz o Sporting. Temos de lutar por todos os títulos e jogar bem na Europa."

"Esta é a história do clube, temos a sorte de ter jogadores como o Gonçalo Inácio, que são de Seleção Nacional e é isso que podemos fazer, lutar por todos os títulos e tentar ganhar todos os jogos. Renovação? A vontade é continuar, mas tive uma lesão, tentei recuperar e vamos ver, espero continuar."

Gonçalo Inácio

Papel de capitão nos momentos mais difíceis: "Como temos um grupo unido, não foi tanto os capitães. Ajudámo-nos uns aos outros. Trabalhámos para estarmos juntos até ao fim e está aqui o fruto disso. Agora é desfrutar."

Marquês de Pombal: "Acho que ainda vai ser melhor este ano depois de uma época difícil."

Taça de Portugal: "Primeiro é festejar, depois é a Taça."

Franco Israel

"É um sentimento incrível. A verdade é que me trataram muito bem desde que cheguei ao Sporting. Sinto-me especial no Sporting e é um enorme prazer."

"Dedico o título à minha família. Apoiaram-me desde que cheguei."

João Simões

"Não há palavras, é muito trabalho e mais do que merecido este título. Está tudo a correr bem (recuperação), ajudei ao máximo e o mais importante agora é festejar. Estou muito ansioso pelo Marquês e acredito que vai ser uma grande festa."

Eduardo Quaresma

Sabor da conquista: "Sabe muito bem. Foi um campeonato muito longo, sofremos muito, muitas coisas aconteceram. Foi o melhor campeonato que ganhei aqui no Sporting. Já ganhei três mas este é o melhor."

Golo ao Gil Vicente: "Há muita gente por aí que diz que é o golo do campeonato. Estamos muito felizes, vai ser uma festa muito importante. Os sportinguistas têm de estar seguros e cumprir as leis. Vamos para o Marquês, festejar, beber, ficar podres de bêbados e se calhar só quarta-feira é que estamos bem."

Crescimento do clube nos últimos anos: Signigfica um crescimento brutal na nossa estrutura, naquilo que a direção faz. Lutamos por todos os títulos e é muito importante este crescimento. Agora é continuar a ganhar títulos."

Mensagem para Ruben Amorim: "Grande abraço para si, mister. Você é campeão. Gostava que estivesse aqui, mas agora temos outro."

Morten Hjulmand

Bicampeonato: "Uma equipa que ganhou o campeonato com três treinadores é uma grande equipa para mim. Mais especial que no ano passado? É sempre especial ganhar aqui no Sporting, mas este ano foi diferente. Mais coisas fora de campo do que dentro. Queríamos ganhar antes, mas ganhar assim é maravilhoso. É um orgulho ser capitão do Sporting. Próxima época? Por agora sim."

Saída de Gyokeres: "Vamos ver."

Personalidade dos jogadores: "Temos muitos capitães. Ouvi as coisas fora de campo, vi jogadores com personalidade, porque tivemos muitas lesões e precisámos dos miúdos da equipa B. Os mais velhos ajudaram."

Nuno Santos

Bicampeonato: "É fantástico. Foi uma época difícil, atípica, de lesões e mudanças de treinador, mas faz parte. Não foi uma época fantástica, mas conseguimos ser campeões, que era o objetivo. Agora é desfrutar, porque para a semana temos a Taça de Portugal."

Acompanhar os jogos de fora: "Sou um jogador com uma personalidade difícil. Estar lá em cima, no camarote, não é fácil para mim. Fico triste, frustrado por não estar em campo com a equipa, mas sei que vou voltar mais forte."

Recuperação: "Está quase a 100 por cento. Vou voltar mais forte e só quero que os sportinguistas acreditem no grupo fantástico que temos."

Marquês de Pombal: "Vamos para lá. É tudo muito bonito. Era isso que passava aos colegas, que quando não tivessem força, que acreditassem que íamos viver este momento, que é fantástico e temos de aproveitar, porque merecemos."

Daniel Bragança

Sentimento: "Tive um momento difícil com a lesão, mas acabou por ser uma época feliz para o Sporting. As coisas estavam a correr-me bem a nível pessoal, mas aconteceu outro azar, não há explicação. Sou bicampeão, se me dissessem há dez anos que ia ganhar três campeonatos pelo Sporting não sei o que faria."

Época: "Esta época foi longa, pareceram duas. Muitas mudanças, muitas lesões, mas a verdade é que conseguimos aguentar o barco e fomos Sporting. Mostrámos o que é ser Sporting e se há clube que merecia ser feliz era o nosso. Valeu a pena, fomos felizes pela segunda vez consecutiva e são memórias que vão ficar para sempre, quero aproveitar ao máximo esta noite."

Biel

"Trabalhámos diariamente para isto. Vim num momento bom, com a equipa em primeiro. Não tive tantas oportunidades, mas continuei a trabalhar, com a cabeça firme. O mister dizia-me para manter calma, bem de cabeça, que ia dar-me oportunidades. Infelizmente não tive tantas, mas estou feliz por estar aqui. Na temporada que vem vou trabalhar mais firme ainda, para receber mais oportunidades e mostrar o meu valor."

Período de adaptação: "Também, mas acho que me adaptei rápido, por causa do idioma. Não sei falar bem inglês, mas aqui foi mais fácil. Esta meia época foi importante para vir mais completo, mais inteiro, na próxima. O momento é de muita alegria, é o meu primeiro título na Europa, mesmo jogando pouco. Foi uma temporada difícil, com muitas lesões. Agora é celebrar, que daqui a pouco temos outra decisão, com o Benfica."

Marquês de Pombal: "Já me contaram por alto, e parece muito bom…"

O que promete para a próxima temporada: "Eu projeto fazer o meu trabalho, trabalhar diariamente, trabalhar a minha cabeça, trabalhar firme, para quando tiver oportunidade mostrar o meu valor e ajudar o Sporting."

Conrad Harder

Sentimento: "É fantastico. nunca desistimos e agora estamos aqui. Disseram que seria o dia da minha vida."

Gyokeres: "É fantástico, tento captar algo dele, fez uma grande época. É o melhor avançado do mundo."

Debast

Primeiro título com Sporting: "Não tenho palavras, é fantástico. É o meu primeiro título no Sporting, mas acho que não acabou."

"Cansado? Estou morto... Quero dizer a toda a gente para ir ao Marquês. Aproveitem e tenham cuidado."