O futebolista Hugo Viana, do Sporting de Braga, destacou esta terça-feira a importância da doação de sangue, feita junto do Estádio Municipal de Braga, para ajudar o filho de Carlos Martins e outras crianças.

A iniciativa partiu dos jogadores do plantel bracarense, que quiseram solidarizar-se com o internacional português Carlos Martins e ajudar o seu filho Gustavo, de três anos, que sofre de aplasia medular, a encontrar um dador compatível de medula óssea.

Pelas 14h00, várias dezenas de pessoas esperavam para doar sangue, numa ação que se prolonga até às 19h00, tendo passado pelas bilheteiras do estádio, local improvisado para a recolha, praticamente todos os jogadores e ainda elementos da equipa técnica, como o treinador Leonardo Jardim.

«Trata-se de um apelo importante de uma pessoa que quer ajudar o mais rapidamente possível o seu filho, nós mostramo-nos disponíveis e espero que esta seja mais uma de muitas iniciativas espalhadas por Portugal», afirmou Hugo Viana.

O médio revelou já ter falado sobre a situação com o seu antigo companheiro no Sporting e disse que «ele não sabe como agradecer às pessoas».

Contudo, notou: «neste caso, não fazemos nenhum favor porque não é só para o filho dele, mas para criar uma base de dados importante e cada vez maior para podermos salvar algumas vidas».

Viana disse ainda esperar que outros setores da sociedade sigam o exemplo do futebol e «se unam em volta desta campanha e deste caso».

Entretanto, Vinícius já está recuperado da lesão que o afastou do jogo com o Sporting, a contar para a Taça de Portugal, no domingo, tendo treinado hoje sem limitações.

Os outros lesionados, Nuno André Coelho, Baiano, Imourou, Custódio, Urka, Zé Luís e Carlão continuaram os seus planos de recuperação.

O plantel “arsenalista” volta a treinar na quarta-feira, duas vezes, uma de manhã e outra à tarde, ambas à porta fechada, tendo em vista a preparação do importante jogo de domingo, com o FC Porto, no Estádio do Dragão, da 11.ª jornada da Liga.